Qual modelo de andaime devo alugar?


14/02/2017 - Pashal

Os andaimes estão entre as estruturas mais importantes na construção, uma vez que permitem o acesso a locais muito altos e que não seriam possíveis chegar de outra maneira. Além da construção, eles também podem ser utilizados em reformas, acabamentos, pintura, limpeza e, até mesmo, em demolições, permitindo a execução das atividades ou o transporte de profissionais e materiais com segurança.

Para garantir a total eficiência em diferentes situações, existem diversos modelos de andaimes, sendo que cada um possui sua especificidade e alcance. Por isso, ao planejar a locação de um andaime, devem-se avaliar as necessidades de transporte e acesso, bem como as condições de cada parte da obra e escolher os andaimes que permitam a execução do trabalho com segurança.

Quais são os principais modelos de andaime?

Conheça abaixo os principais modelos de andaimes para alugar:

Andaimes Fachadeiros

São andaimes utilizados na construção e manutenção de fachadas, permitindo o transporte de pessoas e materiais à obra. São simples, formados por quadros verticais e horizontais, placa de base, travessa diagonal, tela, guarda-corpo e escada.

Andaimes apoiados

São andaimes simples, apoiados em estruturas independentes da obra em construção. Normalmente utilizados por pintores e carpinteiros, que não necessitam de cargas pesadas na plataforma.

Andaimes móveis

O apoio dessas estruturas é sobre rodas, podendo se locomover com facilidade. Normalmente, esses andaimes são feitos de estruturas metálicas facilmente montáveis, bastante utilizados em trabalhos de instalações e acabamento. Por serem estruturas instáveis, eles devem ser usados apenas em superfícies planas.

Andaimes em balanço

Esses modelos se projetam para fora da construção e, por isso, seu apoio é feito em vigamentos ou estruturas em balanço. São utilizados na construção, especialmente em locais onde não se pode instalar outros tipos de andaimes, com apoio em superfícies e suas plataformas podem ser tanto fixas quanto móveis.

Andaimes suspensos mecânicos

Esses andaimes são sustentados por estruturas metálicas ou de madeira, que ligam e suportam a plataforma por meio de cabos de aço. A plataforma pode se mover verticalmente e esse modelo é bastante utilizado para revestimentos externos, aplicação de cerâmicas e emboços a um custo mais reduzido.

Cadeira Suspensa

São assentos de aço presos em cabos também de aço. Sua utilização deve ser feita apenas quando não se pode instalar nenhum outro tipo de andaime. Suas maiores utilizações são em trabalhos de pintura e limpeza.

Qual modelo de andaime devo alugar?