Quanto custa o aluguel de andaimes?


15/10/2018 -

O aluguel de andaimes é uma solução prática e econômica para empresas do setor de construção civil e indústrias que necessitam desse tipo de equipamento para a construção ou reforma de empreendimentos. Entretanto, muitos gestores questionam-se sobre quanto custa o aluguel dessas estruturas.

Para esclarecer o quanto custa o aluguel de andaimes é importante conhecer o que são essas estruturas, a importância delas e quais os tipos disponíveis no mercado.

O que são andaimes?

Os andaimes são estruturas tubulares metálicas usadas principalmente para funções nas quais o operador precise trabalhar com altura, como por exemplo, para construção ou reforma de uma fachada, instalação de forros, letreiros, manutenções em tanques/silos, entre outras funções.

Os andaimes são soluções práticas e versáteis, o que justifica seu uso em quase todas as obras, desde as pequenas até as maiores construções.

Qual a importância deles em uma construção?

O uso do andaime em obras tem diversas motivações, razão pela qual a solução é adotada há muito tempo sem substitutos que atendam tão completamente às necessidades da obra. Alguns dos motivos pelos quais essa solução é importante são:

· Segurança: o andaime está entre as estruturas mais seguras para que os profissionais da construção civil possam trabalhar em locais altos, minimizando os riscos de acidentes;

· Praticidade: as estruturas podem ser de diferentes tipos, o que as tornam mais práticas para atender diferentes demandas da empresa, podendo variar de tamanho, altura e outros fatores;

· Flexibilidade: o aluguel de andaimes torna essa solução mais flexível, pois a empresa pode contratar temporariamente as estruturas que necessita.

Esses fatores fazem com que o aluguel de andaimes e o uso dessa solução seja vantajoso para empresas, pois elas aumentam a segurança da equipe com investimentos acessíveis.

Os andaimes podem ser usados para diferentes tipos de serviço de acordo com o tipo, sendo utilizados para manutenção, limpeza, reforma, construção, revestimento, pintura, reparos e sendo usados tanto em casas, como em prédios e indústrias.

Quais tipos de andaimes podem ser utilizados em uma obra?

Existem diferentes tipos de andaimes de forma que cada opção pode atender demandas específicas da empesa contratante. Conheça os principais deles a seguir!

Andaime tubular

O andaime tubular é uma estrutura que forma torres, sendo elas montadas de duas em duas, podendo variar de altura e espaço de acordo com a necessidade da obra. Os encaixes são firmes, garantindo maior segurança, e a base pode ser fixa ou com rodinhas, caso seja necessário que haja mobilidade.

Andaime fachadeiro

O tipo fachadeiro é mais estreito, o que faz dele mais indicado para locais menores. Essas estruturas são formadas por quadros horizontais e verticais, travessa em X, placa para a base, guarda-copo, sapatas e escada.

Andaime elétrico (suspenso)

O andaime elétrico é suspenso e tem como característica ser motorizado, permitindo que seja movimentado para baixo ou para cima a partir do uso de guinchos elétricos. Proporciona bastante segurança e praticidade aos operadores.

Andaime hidráulico (elevador)

Um tipo mais robusto é o andaime hidráulico, que consiste em uma plataforma que pode ser elevada e movida de acordo com as necessidades. Eles podem ser suspensos até cerca de 15 metros, sendo usados principalmente quando é necessário realizar o levantamento de peso.

Porque locar é mais vantajoso do que comprar andaimes?

Muitos profissionais da construção civil já têm consciência que o aluguel de andaimes é uma solução mais vantajosa do que a compra. Isso se deve pela possibilidade da empresa de variar o tipo de andaime que usa de acordo com as características da obra, não ficando preso à necessidade de utilizar apenas um tipo.

Para contratar uma empresa de locação de andaimes deve-se avaliar a variedade de modelos disponíveis, segurança das estruturas, elaboração de um contrato e confiabilidade da empresa. A Pashal faz a locação de andaimes garantindo preços compatíveis com o mercado, diferentes tipos de estruturas e atendimento a qualquer tipo de obra.

O valor do aluguel de andaimes vai variar de acordo com o tipo de estrutura locada, tempo de contratação, tamanho da estrutura solicitada e outras questões complementares.

Quanto custa o aluguel de andaimes?