Saiba quais são as principais certificações ambientais


16/08/2018 -

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais em evidência. O consumo consciente, práticas sustentáveis e empresas engajadas nas causas ambientais deixou de ser diferencial para se tornar essencial. No setor de construção civil o mesmo ocorreu, tanto que na atualidade, existem certificações ambientais que comprovam tais iniciativas.

Porém, as empresas do setor devem trilhar um longo processo antes de ostentar as variadas certificações ambientais disponíveis no Brasil e ao redor do mundo.

O que são as certificações ambientais?

Empresas que têm certificados verde se adequaram a inúmeras regras. Entre essas normas de adequação, podemos destacar a redução do uso de água na construção, medidas de economia no consumo de água pós entrega da obra, redução de consumo energético, arquitetura que preza por melhor ventilação e iluminação naturais, entre outras medidas.

Para cada iniciativa, existe uma certificação específica. Algumas dessas certificações ambientais são:

LEED

A sigla significa Leadership in Energy and Enviromental Design (Liderança em energia e meio ambiente). Esse selo é o mais importante internacionalmente, sendo o LEED dividido em três níveis de certificação: prata, ouro e platinum.

Os três selos são distribuídos de acordo com o nível de contribuição do edifício para o meio ambiente. De acordo com a Green Building Council Brasil (GBC), que certifica essas construções com o selo LEED, hoje o Brasil registra mais de 1.300 edificações registradas, sendo que deste total, 489 são certificadas como construções verdes.

WELL

O selo é totalmente focado em avaliar o bem-estar e a saúde das pessoas que frequentam os edifícios, ou seja, vai além das iniciativas tomadas pelas construtoras.

O selo foi idealizado pela Internacional Well Building Institute, em 2015. Pensado que o mais importante em um prédio são as pessoas que o frequentam.

Mostrando que o futuro sustentável se faz com pessoas que têm melhor qualidade de vida, além de cuidar do meio ambiente. Para manter o nível de qualidade dessas construções, o selo exige que os edifícios sejam reavaliados a cada três anos.

ACQUA

Promovido pela Fundação Vanzolini, o selo demonstra que a empresa se preocupa com o meio ambiente. Para obter esse selo, a construção deve ter êxito em diversas fases do projeto, algumas são:

  • Concepção;
  • Realização do projeto;
  • Uso do edifício.

Quem concede o selo verde são auditores independentes, que não deixam dúvidas na credibilidade do ACQUA.

Ter esse selo garante alguns benefícios:

  • Qualidade de vida das pessoas que frequentam o edifício;
  • Economia de água;
  • Ajuda no desenvolvimento social e ambiental da região.

Para conseguir as certificações ambientais, e com isso ter muitas vantagens, seguem algumas dicas:

1. Adquira produtos ecologicamente corretos e certificados;

2. Esteja atento a preocupação das pessoas que frequentam o edifício com meio ambiente;

3. Faça uso da ISO 14001, ela otimiza várias funcionalidades da empresa em relação a atividades ligadas ao meio ambiente;

4. Implemente o SGA (Sistema de Gestão Ambiental) na sua empresa.

5. Use o marketing verde.

6. Evite não descumprir as normas do ISSO 14001.

7. Dica básica: Aprenda a reciclar.

8. Envolva toda empresa no processo, inclusive a alta liderança.

Seguindo essas oito dicas, você estará dando um bom primeiro passo para ter uma empresa mais verde.

Meios de tornar uma empresa ecológica e o quanto isso é importante

Algumas dicas para torna a empresa mais sustentável:

Fazer uso de equipamentos eco eficientes.

Troque equipamentos antigos por novos, pois os antigos gastam mais energia. Os novos, com toda tecnologia, são capazes de reduzir o consumo energético, isso sem falar na maior economia da conta energética.

Faça a troca sempre de olho na classificação de consumo de energia. Existe uma lei que obriga a indústria informar o custo de energia de cada equipamento.

Usar lâmpadas compactas fluorescentes ou LED

Mesmo que sejam mais caras, elas consomem menos energia. Porém, tem boa durabilidade. Logo, o custo benefício é benéfico para empresa e ao meio ambiente.

Fazer uso de formas de energia alternativas

Muitas empresas usam a energia solar como fonte alternativa, mas existem outros meios. Usar o vento ou água como fonte geradora de energia são práticas quem vem crescendo.

Desligar aparelhos e luzes, quando ninguém estiver no local.

Algumas empresas têm o costume de deixar aparelhos eletrônicos e lâmpadas ligados mesmo quando não tem ninguém por perto.

Deixar esses itens desligados quando não estivem em uso evita o gasto desnecessário de energia.

Treine seus funcionários

Ter um edifício ver também passa por ter pessoas que agem de forma consciente.

Para que a empresa possa prosperar com as práticas verdes seus funcionários precisam entender a importância de preservar o meio ambiente.

Um dos aspectos positivos de ter uma empresa com certificações ambientais é mostrar ao consumidor preocupação com o meio ambiente. Os selos, somados as práticas ambientais, demonstram conscientização e passam segurança maior nos serviços.

Saiba quais são as principais certificações ambientais