Segurança no trabalho com andaimes


15/03/2018 -

De maneira geral, os andaimes são bastante relevantes para as indústrias e a construção civil. Essas são estruturas temporárias montadas e utilizadas na execução de serviços em altas fachadas, devido a condição de afastamento do chão. Sendo assim, esse utensílio requer, indispensavelmente cuidados com a segurança no trabalho.

Normalmente, as tarefas são relacionadas à demolições, construções, reformas, pinturas, limpezas, consertos e atividades industriais. Hoje em dia, existem diversos tipos de andaimes, entre eles, há três tipos mais utilizados: andaime fachadeiro andaime torre fixa, andaime torre móvel. Esses três tipos estão todos inseridos na categoria de andaimes apoiados.

Conforme a Legislação Trabalhista, essas operações são consideradas de risco e demandam mais itens de proteção, treinamento e planejamento. Por causa disto, é necessário levar em consideração todos os quesitos de segurança no trabalho.

Medidas para fomentar a segurança no trabalho com andaimes

Mediante serviços mais complicados, como operações nas alturas, é essencial a aplicação de normas de prevenção relacionadas com segurança no trabalho. Essas normas são aplicadas para garantir o mais eficiente modo de efetuar o trabalho com excelência, bem como minimizar qualquer possibilidade de falha.

Por isso, é fundamental que os profissionais envolvidos utilizem os equipamentos de proteção individual (EPI). Isto é, cinto de segurança muito bem posicionado com uma trava de queda a respectiva linha de vida e capacete.

Assim, o funcionário também tem a garantia de ser sustentado em um ponto distinto, do qual o andaime está ligado, evitando sua queda caso o andaime desmonte ou sai da posição. Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é obrigação do empregador repassar toda a aparelhagem para promover a segurança no trabalho do empregado.

O empregado precisa saber a importância de usar corretamente cada um dos instrumentos, passando por treinamento, se houver a necessidade. É preciso também realizar a devida manutenção dos equipamentos disponibilizados de maneira eficaz e regular.

E é, justamente, para vistoriar e inspecionar todos os detalhes vinculados a segurança no trabalho, a existência do funcionário responsável pelo uso do andaime. Esse profissional tem a missão de checar se a situação do andaime está apropriada para a início e continuidade dos trabalhos.

Prevenção é a melhor maneira de contribuir com segurança no trabalho

Segundo a reportagem do Portal DDS Online, a falta de manutenção e a fiscalização dos andaimes são algumas das causas mais comuns de acidentes.

Portanto, a criação de um plano de segurança no trabalho, principalmente para o uso de andaimes, com medidas preventivas e eficientes é primordial. Tudo isso faz com que a probabilidade de falha ou acidente seja praticamente eliminada. A prevenção também possibilita a diminuição – para o empregador - as travações com interdições e multas na Justiça do Trabalho.

Deste modo, com os colaboradores realmente seguros, a estrutura em condição ideal para utilização e as normas legais sendo cumpridas, tudo flui.

A execução da operação se transforma em algo viável e o funcionário recebe as condições corretas para efetuar suas atividades com qualidade e segurança. Assim, afasta-se qualquer resquício de amadorismo e improviso para o trabalho nas alturas, mantendo todas as partes seguras no processo de uma obra.

Entre em contato com a Pashal para saber mais detalhes sobre como alugar andaimes para sua obra!

Segurança no trabalho com andaimes