Torres de encaixe e suas funções nas obras


24/04/2017 - Pashal

Torres de encaixe ou, como também são conhecidas, escoramento metálico, são estruturas de aço projetadas especificamente para sustentar grandes construções através de um sistema de montagem rápido, prático e eficiente a um custo significativamente baixo, já que este tipo de estrutura diminui a necessidade de mão de obra e reduz os prazos.

Quais são as vantagens de se utilizar torres de encaixe em uma obra?

Os principais modelos em que as torres de encaixe estão disponíveis são S5, Gethal e uma de suas principais vantagens são:

  • São estruturas reutilizáveis, portanto, podem ser montadas e remontadas em diversos projetos diferentes;
  • Não existem peças miúdas;
  • O tempo de montagem da estrutura é muito mais rápido;
  • Esse sistema possui um longo de tempo de durabilidade;
  • Toda sua montagem é realizada através de encaixes;
  • Toda a estrutura pode ser transportada com facilidade;
  • As peças podem ser facilmente estocadas;
  • Não exige o uso de ferramentas para serem montadas.

Quais os formatos que as estruturas de torres de encaixe podem ser montadas?

No quesito formato, é possível montar estruturas quadradas, retangulares, triangulares e até mesmo losangulares. As principais diferenças entre os formatos das estruturas são a sua capacidade de sustentação de carga e a sua aplicação.

Em que tipo de obra as torres de encaixe são utilizadas?

O modelo mais comumente utilizado em obras civis como prédios, condomínios, residências, indústrias, entre outros, é a torre de encaixe Gethal. Sua capacidade de suporte de carga é de até 3 toneladas por poste.

Já o modelo de torre de encaixe S5, costuma ser usado em obras de infraestrutura como, por exemplo, pontes, hidrelétricas, ETE´s, viadutos, entre outros. Sua capacidade de suporte de cargas é de até 5 toneladas por poste.

Ambos modelos contam com um sistema de incorporação de quadros triangulares fabricados em aço galvanizado.

Como são compostas as estruturas das torres de encaixe?

Também conhecidas como escoramento metálico, as torres de encaixe são compostas por peças e tubos de alumínio ou aço galvanizado. O diâmetro e espessura das peças é determinado de acordo com a necessidade da carga que precisa ser suportada.

Transporte e recebimento das peças que compõe a torre de encaixe

É importante que o material seja conferido logo que chegar à obra, como o estado de conservação das escoras e das soldas.

Além disso, é preciso analisar se os tubos das escoras, seus encaixes, os quadros metálicos e as roscas que existem nas escoras telescópicas, forcados e sapatas não tenham sido amassadas durante o transporte. É preciso também conferir se a quantidade de peças bate com o número pré-informado.

Para finalizar, as peças precisam ser armazenadas em um local seguro e constantemente patrulhado, visto que seu valor no mercado de reciclagem é alto e elas se tornam um grande alvo para furtos.

Quer saber mais sobre torres de encaixe e como elas podem beneficiar sua obra civil? Então entre em contato conosco!

Torres de encaixe e suas funções nas obras