Uso das Escadas de Acesso nas Construções


07/11/2016 - Pashal

As escadas de acesso representam uma solução e um recurso para ajudar os trabalhadores, materiais de acesso ou áreas de trabalho que estão fora de alcance. É preciso sempre tomar cuidado e ficar de olho durante a construção dessas escadas de acesso pois, os acidentes de escada são uma das principais causas de acidentes e mortes no trabalho.


Os funcionários devem ser capazes de reconhecer os riscos potenciais associados ao uso de escada – eles devem saber como selecionar a escada de acesso correta para a tarefa, configurar e usar escadas em conformidade com os requisitos do fabricante e local de segurança.


Confira alguns tipos de escadas de acesso mais comuns nas construções civis:

Tipos de Escadas de Acesso


Escadas de Acesso nas estruturas de Andaimes – Com o uso do andaime, é mais fácil e seguro subir e descer pelas escadas de acesso através das aberturas laterais dos andaimes. Neste caso, é possível que o profissional tenha acesso a diferentes níveis da obra. No caso de andaimes de aço, a escada de acesso é fabricada em aço galvanizado por encaixe, com um módulo de 10 degraus cada e 82 centímetros de largura, com corrimão. Ela garante a estabilidade e segurança para os profissionais.


Escadas portáteis – Uma escada portátil é uma escada que pode ser facilmente movida ou transportada, que normalmente consiste em trilhos laterais.


Escada de plataforma – é uma escada autossustentável de tamanho fixo com uma plataforma fornecida ao nível de trabalho. O tamanho é determinado pela distância ao longo do carril frente da plataforma para a base da escada.


O comprimento de uma escada plataforma não deve exceder 6 metros. O comprimento de uma escada plataforma deve ser medido ao longo do trilho frontal do chão até a plataforma. Este tipo de escada de acesso deve estar livre de materiais ou equipamentos de modo a não criar um risco de queda.


Escadas de acesso individuais e de extensão – uma escada de extensão é uma escada portátil não-autossustentável regulável em comprimento. É constituída por duas ou mais seções que viajam em guias ou suportes dispostos de modo a permitir o ajustamento de comprimento. O seu tamanho é designado pela soma dos comprimentos dos andares medidas ao longo das calhas laterais.


O comprimento de uma única escada não deve exceder 9 metros. Escadas de duas seções não podem exceder 15 metros de comprimento e mais de duas seções escadas não devem exceder 18 metros de comprimento.


Cavalete – Uma escada de cavalete é uma escada portátil autossustentável, não ajustável no comprimento, constituído por duas partes articuladas no topo para formar ângulos iguais com a base. O cavalete extensão é uma escada de cavalete que inclui uma escada única verticalmente ajustável.

Uso das Escadas de Acesso nas Construções