Vantagens do uso de Escoras Metálicas nas Obras


27/12/2016 - Pashal

As escoras são equipamentos importantíssimos em qualquer construção, uma vez que seu principal objetivo é oferecer apoio provisório a partes, como lajes e vigas, suportando a sua carga até que elas estejam construídas e secas o suficiente para se tornarem resistentes e autossustentáveis.  Mais do que equipamentos de facilitação de obras, as escoras são essenciais para garantir a integridade da construção e, principalmente, a proteção coletiva, tanto dos trabalhadores quanto de moradores locais.

 

As escoras podem ser fabricadas tanto de madeira quanto de metal. As mais comuns são as escoras de madeira, utilizadas em 80% das construções civis brasileiras, que geralmente são feitas com peças de eucalipto. As escoras de madeira, quando fabricadas com uma madeira certificada e utilizadas corretamente, são capazes de oferecer segurança e suporte tanto quanto as escoras metálicas, porém, sabe-se que na medida em que são reutilizadas, sua resistência diminui, sem contar que esse tipo de escora pode deixar resíduos na obra que muitas vezes não são tratados.

 

Benefícios das escoras metálicas

Como alternativa às escoras de madeira, as escoras metálicas são fabricadas em aço e, como tal, oferecem o mesmo apoio à obra com maior durabilidade e algumas outras vantagens em relação às escoras de madeira. Conheça as principais vantagens das escoras metálicas:

 

  • São muito mais simples e fáceis de se usar, além de poderem ser ajustadas a diferentes alturas, adequando-se a várias obras sem a necessidade de calços.
  • São mais duráveis e limpas, uma vez que não correm o risco de deixar resíduos na obra. Além do mais, todas são fabricadas rigorosamente segundo as normas da NR-18, sendo mais confiáveis e duráveis que as escoras de madeira que, muitas vezes, são fabricadas de madeira não certificada.
  • Ao contrário das escoras de madeira, não sofrem danos com facilidade.
  • São mais reutilizáveis e adaptam-se a diferentes construções, dispensando o uso de calços.

 

Mesmo sendo, a princípio, um pouco mais caras (uma das razões por não serem tão utilizadas ainda), as escoras metálicas têm muito mais durabilidade e oferecem maior proteção coletiva, sendo a melhor opção em escoras.

Vantagens do uso de Escoras Metálicas nas Obras