7 dicas para evitar desperdício no canteiro de obras 

Evitar o desperdício no canteiro de obras é de extrema importância, tanto em termos de orçamento, quanto em relação à sustentabilidade. Portanto, confira 7 dicas para evitar o desperdício no canteiro de obras, seu bolso e o planeta agradecem. 

1 – Faça um planejamento adequado

Primeiramente, é necessário criar um planejamento visando uma obra mais sustentável e econômica. A gestão ineficiente de compras é responsável por gerar grande parte dos resíduos do canteiro de obras. Portanto, evite usar práticas de compra através de modelos prontos e, em vez disso, reserve um tempo para comprar especificamente o que você precisa para cada projeto individual.

Também é importante estar atento ao tipo de material que irá utilizar. Se sua obra precisa de um tipo específico de material, a pessoa que fará o planejamento deve indicar isso, para evitar a compra de materiais que se tornarão desnecessários ou que possam exigir retrabalhos. 

2 – Fique atento a erros constantes

Os erros fazem parte do dia a dia em qualquer segmento, mas erros constantes devem ser analisados mais de perto. Se está sendo recorrente cortes ou medições incorretas, por exemplo, é preciso olhar de perto o motivo a fim de evitar que isso continue acontecendo com frequência. 

3 – Armazene os materiais adequadamente

Proteja seus materiais e, consequentemente, seu investimento. Empilhe e cubra tijolos e outras alvenarias. A madeira pode ser armazenada em blocos nivelados e com cobertura, para evitar danos. A areia deve ser guardada de maneira adequada para não misturar com materiais orgânicos, o que pode comprometer sua qualidade. Alguns materiais precisam de um ambiente seco e ventilado, como é o caso do cimento e da argamassa. 

É importante também se atentar à segurança e manter os materiais em local seguro para evitar roubo. 

4 – Compre em pequenas quantidades

Com o planejamento em mãos, e cada etapa do projeto pré-definida, também é possível determinar a quantidade de material que irá utilizar em cada um delas. Assim, você pode comprar os materiais à medida que os processos vão acontecendo. Isso permite uma visão de como os materiais estão sendo utilizados e evita o desperdício. 

5 – Recicle e reutilize materiais aproveitáveis

Alguns materiais podem ser reutilizados e recuperados. Concreto, cascalho e outros podem ser usados para aterro, o que dispensa a necessidade de comprar terra adicional, por exemplo. Avalie o que pode ser reaproveitado para não precisar virar entulho. 

6 – Apele pelo auxílio dos fornecedores

Os fornecedores também podem auxiliar, por isso, verifique se eles aceitam comprar de volta materiais que não utilizou na obra. Além disso, você pode pedir para reduzirem a quantidade de materiais das embalagens. Cada quilo conta quando se trata de desvio de aterros sanitários, portanto, todos esses pequenos passos são importantes.

7 – Utilize os equipamentos de forma adequada 

Uma pesquisa do IBGE revelou que em 2020 o valor gasto pelas empresas em serviços de manutenção e reparação de máquinas e equipamentos foi R$6.624.660. Utilizar adequadamente os equipamentos poderia reduzir esse valor. O mau uso acarreta prejuízos financeiros, tanto pela necessidade de reposição do equipamento danificado, quanto pelo recebimento de multas, quando a máquina é alugada. Portanto, o cuidado ao manusear os equipamentos é uma forma de evitar desperdício. 

E, como você sabe, de equipamentos a Pashal entende bem. Portanto, veja como fugir de problemas (e prejuízos) pelo mau uso dos equipamentos da sua obra e, consequentemente, evitar desperdício, no artigo “Como usar equipamentos em grandes obras sem danificá-los.

Inscreva-se!

Para receber os conteúdos Pashal


    Siga nossas redes

    Siga nossas redes

    Siga nossas redes sociais

    Conheça a

    Conheça a

    Conheça a
    Pashal

    Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo

    Inscreva-se!

    Para receber os conteúdos Pashal


      Verified by MonsterInsights