7 vantagens do aluguel de equipamentos para construção

28/01/2019 –

Devido à expansão do setor de construção civil, diversas soluções foram desenvolvidas com o objetivo de facilitar a operacionalização dessa área, reduzir custos e melhorar o tempo de entrega das obras. Entre essas alternativas está o aluguel de equipamentos para construção.

Com o aluguel de equipamentos para construção é possível reduzir os custos da operação, assim como ter acesso a soluções específicas à demanda do canteiro de obra. Em resumo, eficiência durante o período da construção e melhor entrega de resultados.

Você sabe quais equipamentos podem ser locados e como locar? A Pashal explica todos os detalhes a seguir. Confira.

Quais os equipamentos para construção que podem ser alugados?

É comum que o gestor da obra tenha dúvidas sobre quais os equipamentos que podem ser locados em uma obra e quais valem a pena ser obtidos por meio dessa solução. Destaca-se, entretanto, que quase todos os equipamentos podem ser locados e oferecem vantagens por esse modelo. O aluguel de equipamentos para construção pode incluir:

• Andaimes: usados para construções e reformas em locais altos;

• Tubos e braçadeiras: usados para assessorar processos da construção, como escoamento de água, além de reforçar as estruturas de diferentes dimensões que podem ser necessárias durante a obra;

• Escoras e vigas: usadas como suporte de obras elevadas sem contato com o solo;

• Escadas de acesso: recursos usados na indústria e na construção civil como objetivo de facilitar o acesso a determinados pontos, incluindo os elevados, com segurança e praticidade.

Há ainda a possibilidade de alugar equipamentos para construção maiores para obras, como guindastes, betoneiras, alisadoras de pisos, bombas centrífugas, geradores e outros.

Devido à variedade de aluguel de equipamentos para possível construção,essa solução torna-se amplamente utilizada no setor. Conheça a seguir sete vantagens relacionadas com essa prática.

Quais os benefícios do aluguel de equipamentos para construção?

Uma solução só se populariza e fica mais comum quando ela proporciona benefícios para todas as partes envolvidas. Esse é o caso do aluguel de equipamentos para construção, que gera vantagens para a empresa de construção, para a locadora e até mesmo para o cliente final.

1. Redução dos custos

O primeiro benefício que pode ser destacado é a redução de possíveis custoscom a solução, uma vez que a empresa de construção civil não precisa comprar o maquinário e equipamento necessário para realização da obra, o que exigiria um investimento significativamente maior.

Além dos elevados custos com aquisição dos equipamentos, também seriam gerados gastos relacionados com manutenção, logística, armazenamento e outros.

2. Equipamentos modernos

Com o aluguel de equipamentos para construção, o mestre de obras tem a garantia de utilizar apenas as soluções mais modernas, pois o tipo de aparelho é definido no momento da locação. Além disso, há um melhor estado de conservação desses itens, o que torna os processos realizados mais eficientes.

3. Manutenção especializada

Quando a empresa adquire os equipamentos, torna-se responsável por todas as manutenções necessárias, tanto as preventivas quanto as corretivas, gerando custos elevados. Com a locação não, a manutenção é de responsabilidade da empresa que ofertou a locação dos equipamentos.

4. Aumento da produtividade

A produtividade é um elemento importante na construção civil que determina o tempo de entrega do projeto. Os equipamentos alugados permitem agilizar os processos, além de evitar que a equipe fique parada devido aos problemas de manutenção, tempo de entrega do maquinário, entre outros fatores.

5. Uso de equipamentos adequados

O aluguel permite que a construtora use apenas os equipamentos mais adequados para cada necessidade, pois quando há equipamentos próprios, evita-se a compra de novos e até mesmo de soluções que não são realmente adequadas às necessidades da obra.

6. Disponibilidade imediata

O tempo de entrega na compra de maquinários/equipamentos para construção civil pode ser elevado, sendo que a locação possui disponibilidade imediata para agilizar o processo, além de garantir que os produtos fiquem locados estritamente pelo período necessário.

7. Diminuição dos custos logísticos

Os custos logísticos envolvem transporte, armazenamento, conversação e manutenção dos equipamentos, sendo que o aluguel evita essa necessidade, ainda que seja importante que a construtora tenha cuidado com os itens locados.

aluguel de equipamentos para construção proporciona uma série de vantagens para a empresa construtora, sendo importante avaliar os prós e contras para selecionar uma parceira confiável, como por exemplo a Pashal, antes de realizar a locação.