andaimes

A segurança em andaimes – Principais critérios

A segurança em andaimes – Principais critérios

A maioria dos empresários sabe bem que os andaimes são equipamentos de proteção coletiva extremamente relevantes em uma obra que objetiva a segurança de cada trabalhador.

No entanto, o que eles não sabem é que existem algumas medidas que precisam ser tomadas ao utilizar equipamentos como os andaimes, porque esses critérios são os fundamentais para garantir o término adequado de certa obra.

Portanto, no artigo de hoje, nós da empresa PASHAL, iremos lhe explicar com detalhes essas medidas tão significativas para utilizar os andaimes com a total segurança.

Além disso, vale ressaltar que são medidas simples porque queremos mostrar a magnitude das mesmas, tendo em vista que os indivíduos sempre deixam passar ao pensar que não são ações tão relevantes.

A utilização dos andaimes

Primeiro de tudo, seria interessante iniciar esse artigo falando a respeito da utilização correta dos andaimes.

Infelizmente, em muitos casos nota-se a falta de preocupação com critérios completamente simples, porém muito relevantes na obra.

Portanto, características como o local, isolamento, sinalização, as condições meteorológicas, inspeção, risco de queda de material e ferramentas, bem como a realização de trabalhos simultâneos precisam ser consideradas antes do início de uma obra.

Aliás, o atendimento às normas de segurança, os ricos mecânicos, elétricos, de soterramento e temperaturas, sejam elas baixas ou altas, também precisam ser avaliados.

De acordo com a norma regulamentadora 35, todos esses pontos precisam ser pensados previamente quando uma empresa pretende fazer um trabalho com altura, ou seja, com os andaimes.

Avaliação das plataformas dos andaimes

Outra questão que vale ser ressaltada é a avaliação das plataformas dos andaimes.

Apesar de ser um ponto muito óbvio, nesse momento é fundamental analisar se o andaime utilizado na obra realmente irá oferecer segurança aos trabalhadores.

Assim sendo, você ou um especialista precisa examinar para entender se o andaime é seguro, de forma que proporcione uma boa condição para que o funcionário faça o seu trabalho adequadamente.

Além disso, lave avaliar se o andaime é composto de tábuas de madeira ou por uma plataforma pré-fabricada que realmente seja fixa.

Por fim, é essencial entender se a plataforma está totalmente coberta por pranchas, pois caso contrário, a obra precisa ser interrompida imediatamente.

Inspeção

A terceira e última característica que devemos citar é a inspeção.

Basicamente essa inspeção precisa ser feita perpetuamente em uma obra porque ela vai lhe mostrar se a plataforma é segura ou não.

Dessa forma, você precisará pensar nas seguintes questões:

  • A plataforma realmente é ideal para esse tipo de construção?
  • A estrutura tem uma base sólida?
  • As ancoragens estão firmes?
  • O funcionário tem o acesso seguro até o seu local de trabalho?
  • Os guarda-corpos estão em uma posição correta?

Basicamente essas são algumas das questões que precisam ser respondidas ao realizar a inspeção e por mais que pareça ser uma ação descomplicada, faz a maior diferença.

Conclusão

Certamente é possível realizar uma obra de maneira completamente segura, basta seguir as medidas de segurança.

Além disso, algo que precisamos destacar, é que por mais que a forma certa de usar os andaimes, a avaliação e a inspeção sejam medidas simples, elas são as que mais proporcionam a proteção de todos em uma obra.

À vista disso, nunca deixe aquele critério simples passar pelos seus olhos porque os andaimes são muito úteis, mas também são materiais extremamente sérios.