Aluguel de equipamentos para construção civil

03/06/2019 –

O sucesso de uma obra envolve muitos aspectos e o custo-benefício é um dos mais importantes. Afinal, é por meio desse fator que o gestor equilibra a lucratividade com a qualidade. Por isso, o aluguel de equipamentos para construção civil é uma estratégia que tem aumentado a produtividade em muitas obras Brasil afora.

Além da mudança no rendimento, o aluguel de equipamentos para construção civil gera impactos positivos no lado financeiro da obra, proporcionando uma economia significativa.

Saiba mais sobre os benefícios do aluguel de equipamentos para construção civil.

Quais são os benefícios para a qualidade da obra?

A qualidade é um assunto importante em qualquer setor, porém, na construção civil ele ganha contornos ainda maiores. Isso porque uma obra que peca na qualidade coloca em risco não somente a imagem da construtora, mas, também, a segurança daqueles que trabalharem na construção e das que frequentarem o empreendimento (seja ele um prédio comercial ou residencial, por exemplo).

aluguel de equipamentos para construção civil surge, então, como um aliado da qualidade por proporcionar um equipamento moderno para a obra. E esse suporte tecnológico reflete diretamente na qualidade do resultado entregue.

Outro fator que ajuda a garantir a qualidade da obra é a garantia do equipamento alugado. Com o aluguel de equipamentos para construção civil é possível realizar a troca do equipamento locado sem prejudicar o cronograma.

Quais são os benefícios para a logística da obra?

As construtoras que compram os equipamentos esbarram em um grande problema: o espaço para armazená-los antes e depois da obra. O principal inconveniente é guardar esse equipamento de uma forma que não ocupe um espaço muito grande e que o deixe em bom estado de conservação para outras ocasiões.

É difícil cuidar de tudo isso e, ainda, garantir o andamento da obra, concorda? Por conta disso, o aluguel de equipamentos para construção civil traz benefícios visíveis para a logística da obra, reduzindo o desperdício do espaço.

Além disso, o aluguel de equipamentos para construção civil melhora consideravelmente a produtividade da obra. Afinal, com um equipamento de qualidade e de última geração, o projeto é melhor executado sem a necessidade de fazer paralisações da equipe por questões técnicas.

Também vale a pena ressaltar a possibilidade de conseguir o equipamento de maneira imediata evitando, assim, atrasos no cronograma da obra devido ao prazo para entrega.

Quais os reflexos do aluguel de equipamentos no meio ambiente?

Atualmente, quando se fala em economia e produtividade é preciso contemplar, também, a sustentabilidade – sobretudo se o setor em questão é a construção civil, no qual a quantidade de materiais desperdiçados costuma ser alta.

Da mesma maneira que o aluguel de equipamentos para construção civil ajuda a aproveitar o espaço, essa estratégia também auxilia na redução do desperdício de materiais, como a madeira, por exemplo, cujo custo para descarte pode pesar no orçamento da construtora.

Isso acontece porque ao alugar um equipamento você evita que ele seja descartado, uma vez que o equipamento será devolvido ao locador. Consequentemente, essa atitude contribui para a preservação ambiental.

Por que o aluguel de equipamentos para construção civil é uma boa opção?

Os custos da construção civil vêm crescendo gradativamente sem sinais de queda em um futuro próximo. Um estudo do IBGE divulgado em abril de 2019 mostrou que, no primeiro trimestre ao ano os gastos da construção civil com materiais ficaram em 1,54%, sendo que em março o custo nacional da construção por metro quadrado subiu para R$ 1.126,82.

Considerando esses dados e o alto custo da compra de um equipamento, o aluguel de equipamentos para construção civil é uma boa opção para a saúde financeira das construtoras.

aluguel de equipamentos para construção civil é uma tática que vai ao encontro da necessidade de obter o melhor custo-benefício nas obras. A variedade de equipamentos, o suporte técnico especializado, entre outros benefícios fazem com que o investimento no aluguel de equipamentos seja altamente vantajoso para as construtoras.