Como reformar imóveis tombados: conheça as regras e desafios

Como reformar imóveis tombados: conheça as regras e desafios

Imóveis tombados guardam a história do desenvolvimento nacional e chamam a atenção para o charme da arquitetura e estilo de outrora. Estes locais podem servir de museus, residências e até mesmo como pontos comerciais. Pelo valor histórico e atração visual, muitas construções históricas atraem turistas, tornando os locais mais valorizados e interessantes para as cidades, com retorno econômico através da visitação do público. Mas, para que cada imóvel seja realmente atrativo para os turistas, o estado de conservação dos imóveis é primordial e fazer a revitalização, restauro ou obra nesses espaços é desafiador.

Dentre os principais desafios de realizar uma obra em imóveis tombados, existem algumas características que podem tornar o trabalho mais complexo. Uma dessas características geralmente encontra-se na infraestrutura. É comum que uma obra de preservação só seja solicitada quando algum problema já foi notado no imóvel. O ideal, no entanto, é que as reformas já fossem programadas periodicamente para minimizar a curva de deterioração de um imóvel. Contudo, na prática, o que se observa majoritariamente é o início das obras quando a estrutura já possui um grau elevado de comprometimento da disposição ou de elementos estilísticos que precisam ser recuperados. Neste quesito, o ponto de atenção reside na segurança da equipe durante a realização da obra e também na adequação dos novos materiais utilizados na obra a fim de garantir longevidade ao imóvel.

Outra dificuldade comum é a preservação de elementos clássicos dos imóveis. Cada estilo de arquitetura possui características próprias que precisam ser levadas em consideração na hora da reforma. Deixar em segundo plano a preservação de tais elementos é ignorar atributos históricos que fazem daquele imóvel um patrimônio tombado. Além disso, órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) estão encarregados de fiscalizar obras, para proteger o patrimônio e,  caso sejam identificadas irregularidades, o órgão pode sancionar multas.

Quanto às regras para atuar em imóveis tombados, a primeira observação diz respeito à necessidade de autorização do órgão responsável por aquele imóvel para fazer as intervenções. Durante o processo de tombamento de um imóvel, são determinadas as características do imóvel que devem ser preservadas integralmente e quais podem sofrer alterações. Com a autorização em mãos, esses parâmetros  servem como regras para o bom andamento da obra e para que as intervenções não fujam às imposições do órgão responsável.

Para o IPHAN, existe uma obrigação principal na hora da reforma: não descaracterizar o imóvel tombado, destituindo-o de seus elementos originais característicos que motivaram o tombamento. O objetivo é “preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados”, segundo o IPHAN. 

Para cumprir todas as especificações dos órgãos competentes, tarefa fundamental é contratar uma empresa que esteja apta a realizar um trabalho minucioso e responsável em imóveis que são representativos para os locais onde se encontram. Em casos mais específicos, pode ser necessário contar com restaurador e outras equipes técnicas para executar o trabalho de recuperação de elementos do local.

A Pashal fez parte de projetos em imóveis tombados e levou soluções próprias para as instalações. O destaque vai para a Reforma do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, onde as atividades essenciais do local continuaram acontecendo durante a reforma. Com os equipamentos seguros e ideais para obra disponibilizados pela Pashal, a reforma pode transcorrer com segurança e sem prejuízo aos fiéis que frequentavam o Mosteiro. Além disso, os equipamentos proporcionaram um aumento de 40% na produtividade da equipe. Conheça as soluções fornecidas pela Pashal nesta obra clicando neste link.

Inscreva-se!

Para receber os conteúdos Pashal


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Siga nossas redes sociais

    Conheça a
    Pashal

    Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo

    Inscreva-se!

    Para receber os conteúdos Pashal