Cuidados com equipamentos na obra

19/08/2019 –

A manutenção dos equipamentos na obra é uma tarefa importante para qualquer projeto na construção civil. Tais cuidados colaboram diretamente para que o cronograma seja cumprido e na obtenção de resultados, ou seja, na rentabilidade do projeto.

Além disso, os cuidados com os equipamentos na obra ajudam a manter os gastos dentro do orçamento, evitando desperdícios. Confira a seguir como fazer a manutenção dos equipamentos na construção civil, segundo orientação dos especialistas da PASHAL, empresa locadora de equipamentos à construção civil.

Como preservar os equipamentos na obra?

Muitas vezes os gestores de obras deixam a manutenção em segundo plano para resolver pendências mais urgentes, seja por não saber ao certo como fazê-lo ou pelo tempo escasso. No entanto, cuidar dos equipamentos usados na construção civil pode ser uma atividade simples e prática. Veja a seguir como deixar os equipamentos na obra em bom estado por mais tempo:

– Limpeza: a sujeira decorrente de um dia de trabalho na obra pode prejudicar o funcionamento do equipamento da obra. A corrosão desses itens é um dos problemas que podem ser evitados com uma limpeza após o expediente.

– Lubrificação: um equipamento que não é lubrificado periodicamente corre o risco de apresentar dificuldades na hora da operação, o que pode comprometer o cronograma de trabalho. Por isso, a lubrificação deve fazer parte da rotina de manutenção dos equipamentos em uma obra. O processo costuma ser feito com óleo, cuja quantidade não pode ser exagerada.

– Paradas programadas: trata-se de uma das práticas mais conhecidas para o cuidado dos equipamentos. Também chamada de manutenção preventiva, as paradas programadas devem seguir as recomendações do manual e ser realizadas em períodos que não atrapalhem o andamento da obra. Assim, o operador executará as tarefas de manutenção com tranquilidade.

– Manutenção preditiva: verificação do funcionamento do equipamento durante sua utilização. A realização da manutenção preditiva é capaz de diminuir exponencialmente os riscos de falhas na operação.

Caso o equipamento apresente algum problema, mesmo depois de adotar todos os cuidados necessários, será a hora de fazer a manutenção corretiva. Neste tipo de manutenção a utilização do equipamento deverá ser interrompida para que as correções sejam feitas.

A manutenção corretiva é um dos métodos mais custosos para recuperar um equipamento danificado. Sendo assim, faz-se necessário cuidar dos equipamentos na obra com atenção e regularidade para que a medida corretiva não seja utilizada.

Por que cuidar dos equipamentos na obra?

Os valores referentes ao equipamento de uma construção civil sempre pesam no orçamento. Segundo o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o custo da construção por metro quadrado no Brasil foi de R$ 1.131,89, sendo que mais da metade foi destina para os equipamentos na obra.

Considerando que um dos principais objetivos de uma obra é obter o maior lucro com o menor preço, fazer a manutenção dos equipamentos de obras é uma medida que ajuda a manter o orçamento da operação em dia. Outra vantagem do cuidado com os equipamentos é a proteção dos operadores.

Um equipamento que apresenta problemas na sua execução pode colocar a integridade física do funcionário em risco. Logo, a manutenção dos equipamentos na obra mantém a segurança dos colaboradores no canteiro de obras.

Quem deve manter a manutenção em dia?

A responsabilidade é de quem utiliza o equipamento. Sendo ele locado ou comprado, o engenheiro responsável pela obra deve ter um cronograma para que os equipamentos na obra sejam verificados.A empresa que oferta esses itens, deve entregá-los em pleno funcionamento e respeitando todas as normas técnicas de segurança, mas quem deve fazer a manutenção é quem o utiliza.

O cuidado com os equipamentos na obra é indispensável para a produtividade dos colaboradores e para a rentabilidade do projeto. Ou seja, realize inspeções periódicas e mantenha tudo em ordem.