Escadas de acesso

Escadas de acesso – Conheça mais sobre esse equipamento

As escadas de acesso são consideradas estruturas fundamentais na construção civil ou em qualquer outro ambiente onde seja necessário vencer desníveis ou aclives com segurança e praticidade.

No entanto, notam-se com frequência as dúvidas sobre o que é esse equipamento.

Além disso, as pessoas não sabem quais características são necessárias para usar a escada de acesso e também quais os fins de aplicação.

Portanto, nos acompanhe ao decorrer desse artigo para compreender mais sobre essa ferramenta tão importante.

O que são escadas de acesso

Apesar de ser um nome autoexplicativo, devemos lhe falar que a escada de acesso é uma estrutura multifuncional.

À vista disso, é essencial em diversas situações, sejam elas em obras ou indústrias.

Assim sendo, essa estrutura possui um padrão predefinido de tamanho, modelo, sendo feito de metal e possuindo uma fácil montagem.

Basicamente há alguns anos atrás as escadas de madeira eram os equipamentos mais usados em obras.

No entanto, devido às exigências ecológicas do mundo corporativo e o aumento das exigências referente à segurança do trabalho, as escadas de acesso ganharam espaço no mercado.

E isso ocorreu devido a sua estrutura metálica, seu padrão de fabricação e atendimento as normas de segurança.

Aliás, esse modelo de escada ficou famoso pela sua produtividade de montagem e execução mediante os seus componentes que podem se encaixar com uma enorme facilidade.

Assim, não há necessidade de grande conhecimento técnico sobre o assunto.

Por fim, ganhou muito espaço por fornecer a segurança dos funcionários em atividades que requerem acesso em altura.

O que é necessário para usar a escada de acesso?

Assim como a maior parte dos equipamentos utilizados em canteiro de obras, ou indústrias, algumas características são necessárias para a montagem e utilização das escadas de acesso.  E basicamente todas essas questões estão relacionadas à segurança do trabalho.

Portanto, inicialmente é fundamental que a escada de acesso seja montada utilizando materiais certificados, como o Andaime Multidirecional.

Além disso, um ponto essencial é a montagem da escada de acesso considerando todos os seus acessórios, como corrimão, guarda-corpo, patamares, e outros componentes exigidos pela NR.

Quais os fins de aplicação das escadas de acesso?

Certamente as escadas de acesso têm a finalidade de oferecer o alcance facilitado ao local de trabalho de um indivíduo.

Assim sendo, geralmente é usada também para a subida de materiais de uma forma rápida e firme.

Mas, além de possuir essa utilidade, a escada de acesso também visa à segurança dos funcionários que estão trabalhando em uma estrutura com o nível superior a dois metros.

Aliás, partindo para um ambiente que não seja a construção civil ou a indústria, a escada de acesso pode ser usada como escada de emergência em edifícios ou até mesmo galpões.

E por fim, esse equipamento também pode servir de acesso a arquibancadas, eventos e palcos.

Conclusão

As escadas de acesso são estruturas muito importantes devido a sua versatilidade e a sua solução de acesso facilitado às estruturas em desníveis ou aclives.

Dessa forma, é de fundamental importância que você venha conhecer opções de equipamentos que seguem todas as normas de segurança oferecidas pela empresa PASHAL.