Ferramentas que garantem o bom funcionamento dos andaimes

Apesar de o andaime ser um equipamento que já garante a segurança dos funcionários em uma obra, há também ferramentas que auxiliam no seu bom funcionamento.

E certamente para melhorar ainda mais a segurança, conhecer e também entender mais sobre esses acessórios de proteção é algo fundamental.

Portanto, prossiga a leitura para compreender quais são essas ferramentas que tanto ajudam na conservação física de cada trabalhador em uma construção civil.

Ferramentas e acessórios de segurança

Sempre vale ser ressaltado que em uma construção civil diversos detalhes precisam ser avaliados para que a obra seja completa conforme as regras.

E obviamente um dos detalhes é a questão dos acessórios que garantem a segurança em um trabalho que é realizado em altura, mas quais seriam?

Bom, vamos lhe mostrar e esclarecer todos a seguir:

Guarda-corpo e rodapé

Duas ferramentas fundamentais para que você possa garantir o bom funcionamento dos andaimes são o guarda-corpo e rodapé.

Assim como você deve saber, esses dois acessórios são designados especialmente para impedir a queda dos trabalhadores.

Portanto, de acordo com a NR18, o guarda-corpo precisa ser erguido com altura de 1,20m, ter um rodapé de 0,20m e ter uma tela para garantir o fechamento dos vãos entre as travessas.

Plataforma de proteção

Igualmente segundo a NR 18, em uma construção de um edifício com mais de 4 pavimentos ou altura correspondente, é exigido que uma plataforma principal seja fixada.

Basicamente as plataformas servem principalmente para evitar acidentes e além da principal, há também as plataformas secundárias e terciárias.

Redes de segurança

Como o próprio nome nos sugere, essas redes também servem para inibir o acontecimento de qualquer tipo de incidente.

Assim sendo, como citado anteriormente as plataformas de proteção não se resumem somente a plataforma principal, mas também devem incluir as secundárias e terciarias, caso necessário.

Portanto, para garantir a segurança dos funcionários que usam com frequência as plataformas, é interessante a adição do Sistema Limitador de Quedas de Altura.

Dessa forma, para simplificar, as redes, as cordas e os acessórios para fixação e ancoragem são essenciais para evitar acidentes.

Ferramentas e ações simples e fundamentais

Obviamente os acessórios anteriores são muito importantes nas obras, no entanto, decidimos também trazer um tópico breve para tratar acerca das ferramentas e das ações que apesar demonstrarem ser simples, são fundamentais, vamos lá:

  • Escada;
  • Fechamento provisório nas aberturas dos pisos;
  • Fechamento provisório nos vãos;
  • Utilização dos EPCs e EPIs;
  • Elementos de sustentação não feitos de madeira;
  • Inspeção semanal do Sistema de Proteção Limitador de Quedas de Altura;
  • Armazenamento apropriado dos materiais;
  • Avaliação de todo o projeto feita por profissionais adequados.

Conclusão

No geral essas são as ferramentas e apenas algumas ações que garantem o bom funcionamento dos andaimes e que certamente são essenciais em uma obra.

Por fim, vale destacar que esse artigo foi baseado na Norma Regulamentadora 18 “Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção”, tendo em vista que é uma NR indispensável quando falamos em prevenção e acessórios para garantir a segurança.

Assim sendo, para ter acesso ao conteúdo completo que abordamos ao decorrer desse artigo, confira o link inserido acima e procure por “18.13. Medidas de proteção contra quedas de altura”.

Dessa maneira, ao clicar no link você poderá conferir todas as providências necessárias e que precisam ser seguidas em uma construção civil que visa à segurança dos funcionários que trabalham em altura ou em equipamentos como os andaimes.