Formas – Entenda corretamente quais são os seus tipos

As Formas desempenham um trabalho muito importante na construção civil, tendo em vista que garantem a qualidade da estrutura e também moldam os elementos de concreto.

Dessa forma, devemos lhe dizer que é interessante conhecer os seus tipos a fim de que você saiba distinguir modelo de forma que a sua obra requer.

Portanto, nos acompanhe para entender os tipos de Formas e finalmente trazer uma maior agilidade em seu projeto:

O que são as Formas para concreto?

Primeiro de tudo, devemos esclarecer que as formas para concreto são moldes instalados em uma obra com os seguintes objetivos:

  1. Garantir a uniformidade da estrutura;
  2. Assegurar o concreto fresco até que fique com uma boa resistência;
  3. Evitar que o concreto entre em contato com as variações de temperatura;
  4. Garantir que não ocorram vazamentos, como a perda de água.

Por isso, as formas são fundamentais, ao notar que esses moldes oferecem grandes facilidades e principalmente segurança.

Os tipos de Formas

É interessante que você conheça os modelos, pois cada tipo de forma atende uma necessidade especifica, vamos lá:

Forma de madeira pré-fabricadas

Inicialmente devemos falar a respeito das formas de madeira que são mais comuns no mercado pelo fato de serem moldes apropriados de maneira abrangente, ou seja, são úteis em uma construção grande e principalmente em uma obra simples.

Assim, são usadas na execução de vigas, pilares, e lajes, algo que nos mostra a sua eficiência. Além de também serem utilizados com maior frequência, pois apresentam um menor custo imediato, o que não quer dizer que ao longo da obra seja mais econômico.

Formas metálicas

Por outro lado, as formas metálicas ou formas de aço são bem mais resistentes quando comparadas às de madeiras, algo que torna o preço do produto mais elevado, mas que têm a vantagem de serem oferecidas como locação, o que não ocorre com as demais.

Por isso, geralmente as formas metálicas são direcionadas principalmente para trabalhos com reutilização intensa, que requer maior velocidade e praticidade.

Dessa maneira, além de ser muito interessante para trabalhos que irão reutilizar o molde com frequência, também possui uma vantagem de montagem e desmontagem rápida, oferecendo assim uma agilidade enorme.

Sendo assim, a PASHAL oferece formas metálicas de acordo com as necessidades de cada projeto, por esse motivo, sua empresa não precisa se preocupar em manter um local de carpintaria em meio à obra.

Forma de alumínio

A forma de alumínio se assemelha grandemente com a forma metálica quando analisamos os benefícios.

Por esse motivo, esse molde pode lhe oferecer vantagens enormes em trabalhos que irão reutilizá-lo constantemente.

No entanto, diferentemente das metálicas, as formas de alumínio são mais leves e consequentemente mais fáceis para o transporte.

Dessa forma, esses moldes são usados em construção de edifícios pequenos, conjuntos habitacionais, residências e condomínios, ou seja, obras que são mais rápidas e com muitas repetições.

Por fim, normalmente são fabricadas sob medida para a obra, portanto possuem alto custo inicial.

Formas de papelão

Outro exemplo é o molde de papelão utilizado normalmente em serviços que demandam a concretagem tubular.

E isso ocorre porque esse modelo é bem mais flexível quando comparado aos outros citados anteriormente, além de também ser mais simples em relação à instalação.

Sendo assim, o molde de papelão é mais barato, porém vale ressaltar que ele pode ser utilizado somente uma vez.

Forma de plástico

Por fim, as formas de plástico são desenvolvidas principalmente para obras que visam o baixo custo e também a diminuição do consumo de madeira.

Já em relação as suas vantagens, podemos lhe dizer que elas podem oferecem uma superfície lisa e também podem ser reutilizadas diversas vezes.

E finalmente um benefício muito interessante é que as formas de plástico geralmente são desenvolvidas a partir do plástico reciclado.

Por isso, são moldes muito interessantes e voltados para construção de paredes de concreto e estruturas convencionais.

Conclusão

Agora que você pôde conferir os tipos de formas e entendeu o direcionamento de cada uma, entre em contanto com a empresa PASHAL e confira os melhores serviços!