Manutenções Industriais

Manutenções Industriais – Conheça os modelos essenciais

As manutenções industriais precisam ser realizadas de maneira constante para assegurar a proteção de trabalhadores e evitar grandes problemas com os equipamentos no futuro.

No entanto, existem alguns tipos, o que causa dúvidas a respeito de qual seria a mais indicada ou a essencial para uma empresa.

Dessa forma, a PASHAL desenvolveu o conteúdo de hoje, para esclarecer os modelos essenciais de manutenções industriais, vamos lá:

O que é manutenção industrial

Inicialmente a manutenção industrial se resume a um conjunto de métodos que são realizados para garantir o bom funcionamento dos equipamentos de uma empresa.

Por esse motivo, esses métodos podem estar relacionados à preservação ou restauração de peças, equipamentos, máquinas ou até mesmo sistemas.

Modelos essenciais de Manutenções Industriais

De forma geral, existem três tipos de manutenções industriais, a corretiva, preventiva e, por fim, a preditiva.

Sendo assim, nos acompanhe para entender todos esses exemplos:

Manutenção corretiva

Dentre os modelos de manutenções industriais, podemos destacar que o primeiro seria a corretiva, que é a mais comum de todas.

Geralmente essa manutenção é necessária quando alguma peça ou equipamento apresenta um problema e é necessário resolver para que o trabalho continue.

Sendo assim, essa manutenção visa consertar aquilo que já está quebrado e é estruturada por dois tipos:

Manutenção corretiva urgente (não planejada) – como o próprio nome nos sugere nesse caso a manutenção é extremamente séria, por isso, deve ser realizada rapidamente.

Manutenção corretiva programada (planejada) – por outro lado, a programada é uma manutenção necessária, porém que será feita por meio de um planejamento para arrumar a peça quebrada, por exemplo.

Preventiva

Já o segundo tipo existente de manutenções industriais é a preventiva que tem como objetivo principal evitar que todo o desempenho seja afetado devido uma falha repentina.

Por esse motivo, essa manutenção é destinada principalmente para trabalhos em que ocorre um desgaste contínuo de equipamentos, por exemplo.

Dessa forma, há um planejamento para que a manutenção seja feita antes mesmo que o material utilizado no serviço apresente problemas, evitando os acidentes e os altos preços de manutenção corretiva.

Manutenção preditiva

Por fim, devemos destacar a manutenção preditiva que tende a conferir os equipamentos de forma constante.

Sendo assim, esse modelo de manutenção industrial pode ser feito com o auxílio de aparelhos desenvolvidos com essa finalidade e também por profissionais capacitados.

O objetivo nessa manutenção é analisar o óleo e as questões térmicas, isto é, algo que seja possível sentir e finalmente identificar o que está afetando todo o trabalho.

Por isso, uma vibração diferente ou um som incomum, podem apresentar o problema.

Portanto, um profissional habilitado nessas questões precisa desempenhar esse papel.

Outros tipos de Manutenções Industriais

Bom, nós esclarecemos acima os modelos essenciais, porém existem outros tipos de manutenções industriais, por isso, deixei-nos citar dois exemplos para que você compreenda melhor:

Manutenção baseada no tempo

Esse modelo de manutenção é extremamente interessante em uma empresa, considerando que ele tem a capacidade de preservar ainda mais os equipamentos, peças, dentre outros.

Por isso, o mais comum é que essa manutenção seja feita por meio de limpeza, lubrificação, inspeção visual e substituições de peças que estão apresentando alguma falha.

E o mais interessante é que esse tipo de manutenção não necessita de profissionais, pois é um modelo muito simples e pode ser realizada pelos próprios trabalhadores de três em três meses, por exemplo.

Manutenção baseada nas condições

Outro grande exemplo de manutenção é aquela baseada nas condições.

Geralmente uma empresa realiza a manutenção baseada no tempo de três em três meses, no entanto, após um mês de inspeção um problema pode surgir.

E basicamente esse problema pode ser solucionado mediante a manutenção baseada nas condições, um modelo que se destina a observar as condições reais do equipamento e solucionar alguma questão que seja apresentada.

Conclusão

Ainda existem outros tipos de manutenções industriais e que possuem principalmente o intuito de evitar acidentes e problemas com os materiais usados por uma empresa.

Entretanto, o fundamental é que você conheça ainda mais esses modelos citados no artigo de hoje e implemente em sua empresa para garantir a segurança de todos.