Materiais de construção o que fazer para driblar a alta no custo dos produtos

Materiais de construção: o que fazer para driblar a alta no custo dos produtos

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) fechou o ano de 2021 com uma expressiva alta de 18,65%, reflexo da alta dos materiais de construção. Dados do Sinapi apontam que o valor de construção do metro quadrado saltou de R$ 1.027,30 em 2016 para R$ 1.514,52 em 2021, considerando despesas com mão de obra e material.

Este aumento adiciona mais uma carga ao preço de execução de um projeto, visto que o setor enfrenta altas consecutivas desde o início da pandemia. Para driblar a alta dos preços é necessário colocar em prática estratégias que diminuam o custo da obra e otimizem os recursos disponíveis. Confira as dicas da Pashal para minimizar os efeitos da alta dos preços nos materiais de construção na sua obra: 

CONTE APENAS COM EMPRESAS CONFIÁVEIS

Em momentos de crise, muitas empresas fecham as portas e tantas outras começam a atuar. Os movimentos de ascensão e queda são acelerados e quem precisa contar com fornecedores fica exposto a um mercado mais irregular.Neste contexto volátil e com os preços subindo, é fácil sentir-se seduzido por empresas que oferecem mais por um preço muito baixo. Para evitar frustrações, confira sempre os detalhes das propostas dos fornecedores, multas que podem ser aplicadas, prazos e a idoneidade da empresa. Observe também se o que está sendo oferecido tem qualidade e preze por empresas com bom histórico com parceiros. Empresas que estão há décadas no mercado, como a Pashal, especialmente no ramo da construção, têm mais domínio sobre os processos e operações em obras. Esse conhecimento e os antecedentes garantem que você está optando por uma empresa sólida e capaz de entregar o que é prometido.

OTIMIZE A GESTÃO DE OBRAS

Contar com uma gestão de obras inteligente é a melhor opção para fazer o maior proveito de dois recursos primordiais na hora de construir: dinheiro e tempo. Com a escalada dos preços dos materiais, se houver uma estratégia consolidada e caixa para isso, pode fazer sentido estocar materiais que têm previsão de alta. Outra dica é dar preferência por produtos nacionais, já que o dólar está descolado do real e a importação ficou ainda mais cara.

Para atingir o sucesso na gestão de obras é necessário ter domínio de diversos assuntos para tomar as decisões corretas no momento oportuno. A Pashal disponibilizou gratuitamente o eBook “Como lidar com a gestão de obras?” que traz mais insumos sobre o que fazer para ser um excelente gestor de projetos na construção civil. Clique aqui e acesse.

NEGOCIE COM FORNECEDORES

Em tempos de dificuldades econômicas, as relações entre empresas e fornecedores ficam mais frágeis. Se o pedido a ser feito é de grande ordem, o fornecedor pode ver mais vantagem em diminuir o preço para manter o negócio do que correr o risco de perder a venda e o cliente. Por isso, negocie com os fornecedores e tente minimizar o gasto onde for possível. Amplie também o seu leque de possibilidades de fornecedores, mas sem abrir mão dos critérios mencionados no item “Conte apenas com empresas confiáveis”.

Em 5 anos, construir uma casa no Brasil ficou quase 50% mais caro e os novos valores precisam ser repassados para o consumidor final. Apesar de não ser possível fugir da alta de preço, é possível colocar em prática ações para mitigar os custos. Contar com empresas capazes de cumprir prazos e entregar equipamentos de qualidade, como a Pashal, é fazer o melhor tipo de investimento para que a obra dê certo. Conte com a Pashal.

Inscreva-se!

Para receber os conteúdos Pashal


    Siga nossas redes

    Siga nossas redes

    Siga nossas redes sociais

    Conheça a

    Conheça a

    Conheça a
    Pashal

    Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo

    Inscreva-se!

    Para receber os conteúdos Pashal


      Verified by MonsterInsights