andaime multidirecional allround layher Pashal aluguel de equipamentos para obras

Novas estratégias de mobilidade nas cidades

Você sabia que Mobilidade Urbana não se resume somente a locomoção acessível, mas às condições em geral oferecidas pelas cidades para garantir circulação de pessoas com transporte e estradas seguras, práticas, ecológicas e econômicas?

O termo “Mobilidade Urbana” foi adotado no final do último século para representar a área científica destinada à circulação da  população e de cargas nas cidades, abrangendo transporte urbano, questões ambientais e uso do solo. Por conectar diversos aspectos da vida urbana e ajudar a ditar o nível de desenvolvimento de uma cidade, essa área é extremamente desafiadora e vem enfrentando entraves nas últimas décadas. 

Confira os principais desafios de mobilidade urbana no Brasil:

  • Cidades superpopulosas.
  • Infraestrutura despreparada.
  • Falta de investimento.
  • Superlotação de veículos.
  • Transporte público deficiente.
  • Aumento de acidentes no trânsito.

Atualmente existe um grande movimento entre governo, engenharia de tráfego e civil com foco na solução ou melhoria desses problemas. É válido lembrar que alguns desses, de fato, envolvem investimentos e grandes movimentos; outros são questões relacionadas à estrutura das cidades. Entretanto, cases de cidades alocadas em países desenvolvidos, comprovam que o “boom” mais radical e benéfico ainda é a mudança cultural, com novos hábitos – como: caronas, carros compartilhados, uso de bicicleta e patinete, adoção do home office e flexibilidade no horário comercial.

Já a Engenharia Civil tem um papel importante em relação às questões de infraestrutura, entendendo que esse setor é prioritariamente responsável por obras de rodovias, estradas, metrôs, monotrilhos,  aeroportos, etc.  Ela presta um serviço fundamental, que visa otimizar a locomoção em verticais  diferentes.

Outra particularidade, é que nos últimos anos a engenharia tornou-se adaptável e prática, com intuito de oferecer soluções mais rápidas e funcionais, conforme a necessidade da região. Por exemplo, o uso de formas para concretagem das muretas que dividem estradas, avenidas e rodovias, é uma maneira extremamente prática de proporcionar segurança e distribuição de tráfego nas principais vias. Outro exemplo, são as passarelas com andaime que são bastante utilizadas em grandes cidades, principalmente na transposição de vias públicas e obstáculos diversos. Essas passarelas com andaime têm como objetivo propiciar uma travessia segura para os pedestres de forma temporária e independente da obra.

Com todos esses fatores é impossível negar a importância da engenharia civil na mobilidade urbana e consequentemente, qualidade de vida dos cidadãos. Esta é mais uma vertical que demonstra como essa área presta uma função fundamental na sociedade e no desenvolvimento do país.

E você? O que você pensa sobre?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais

Conheça a
Pashal

Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo