O que é barra de ancoragem?

06/05/2019 –

barra de ancoragem é um dos equipamentos componentes do sistema de travamento de fôrmas. Ela pode ser aplicada em fôrmas de madeira confeccionadas no próprio canteiro de obras, em fôrmas de madeira industrializada, conhecida no mercado da construção civil como fôrma pronta, ou nas fôrmas modulares metálicas provenientes de locação.

barra de ancoragem é essencial na montagem, já que é peça fundamental no fechamento das fôrmas, garantindo que as mesmas permaneçam alinhadas, fechadas e estanques no momento da concretagem, garantindo assim a perfeita execução das estruturas em concreto armado.

Saiba mais sobre a importância da barra de ancoragem para a construção civil e como ela exerce um papel determinante na qualidade da estrutura de uma obra.

Como é feita a aplicação da barra de ancoragem?

barra de ancoragem é um elemento constituído em aço com rosca. Para servir como travamento de fôrmas ela precisa ser equipada com mais um equipamento, a porca trapezoidal. Esse conjunto pode ser regulado milimetricamente, adaptando-se a qualquer tipo de fôrma para estruturas de concreto.

barra de ancoragem costuma ser utilizada na construção de pilares, muros, paredes e vigas, permitindo a elaboração de uma edificação alta e resistente. A sua aplicação nas fôrmas, apesar de simples, precisa ser feita adequadamente, baseada em projetos especializados que vão dimensionar a quantidade de barras a serem montadas na fôrma em função das características da fôrma, tamanho da estrutura em concreto armado a ser executada e tipo de concreto utilizado.

Esse projeto especializado pode ser feito pelas locadoras de fôrmas modulares metálicas, pelas indústrias fabricantes de fôrma pronta em madeira, ou no caso de fôrmas confeccionadas em obra, pelo engenheiro responsável pela obra. É importante ressaltar que as fôrmas produzidas em obra devem seguir NRs específicas para garantir a qualidade do material e respeitar as especificidades do empreendimento.

Na maioria das obras em nosso país, as estruturas em concreto armado são executas no próprio canteiro de obras. Para isso é necessário gerenciar o fornecimento de diversos materiais, serviços e mão de obra para buscar a construção de uma estrutura em concreto armado com qualidade.

Mas o que seria uma estrutura executada com qualidade?

A estrutura da obra é um dos estágios mais importantes de qualquer construção, portanto, prezar pela excelência nessa etapa é essencial. Uma estrutura executada com qualidade é uma estrutura que não tem desperdício de materiais, principalmente do concreto, executada no prumo e no nível especificado em projeto, com as faces lisas e livres de imperfeições.

Para isso o travamento das fôrmas executado com critérios técnicos é fundamental. E para obter um travamento bem feito a barra de ancoragem é um elemento chave.

Sem a barra de ancoragem, os elementos de travamentos são executados precariamente, ficando sujeito à baixa qualidade da estrutura, que acarretará uma sequência de retrabalhos, desperdício de materiais, perda de produtividade, atraso no cronograma, onerando consideravelmente o valor final da obra.

Além dos problemas citados anteriormente, estruturas em concreto armado construídas com baixa qualidade podem comprometer a segurança da edificação, apresentando rachaduras e podendo ceder no longo prazo.

barra de ancoragem deve ser fornecida por uma empresa especializada, que pode ser uma locadora ou uma revendedora de barra de ancoragem.

Por ser constituída com um aço especial, ela nunca pode ser substituída por vergalhões ou qualquer tipo de aço existente na obra, utilizado na execução das armaduras da estrutura. Essa substituição pode causar acidentes graves tanto no processo de construção quanto após a conclusão da obra.

Por isso é necessário ter uma especificação técnica executada por uma empresa especializada ou por um engenheiro habilitado para aplicação da barra de ancoragem nas fôrmas utilizadas em obra.