O sul do país não para de crescer!

Uma das maiores características da região sul do Brasil é a forte presença europeia em seu processo de colonização e povoamento. Dessa forma, diversas cidades possuem traços europeus na arquitetura, na culinária, na população e até no clima. Inclusive, você sabia que é o único lugar do país cujos estados estão abaixo do Trópico de Capricórnio?

O cenário econômico também vem chamando a atenção, já que diversas pesquisas e análises demonstram que o Sul do país está se destacando em diversas áreas. Indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco Central e do Ministério da Economia mostram que a atividade da região Sul do país tem se saído melhor que a média brasileira. 

Boas perspectivas também marcam o setor da construção civil em segundo a avaliação do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS). Segundo o site do Sebrae, esse segmento é responsável por movimentar mais de 70 setores da economia e representa 6,2% do PIB brasileiro, com faturamento anual de mais de R$ 1 trilhão. 

Mesmo com o impacto do COVID-19 no Sul do país, o setor vive um período de estabilidade nas suas operações, o que está sendo “extremamente positivo”, segundo o presidente da entidade, Aquiles Dal Molin Júnior, colocando o segmento numa posição equivalente à do pré-pandemia. O cenário pandêmico trouxe novos horizontes para o mercado, em uma combinação de novas demandas de clientes, acesso facilitado ao crédito e necessidade de diversificação de investimentos. “A pandemia forçou as pessoas a entenderem que deveriam melhorar a qualidade de vida. Aí depois, junto a este desejo, veio a questão do financiamento imobiliário, com o crédito sendo muito facilitado e com bancos privados acompanhando os públicos na menor burocracia e juros mais baixos. Um dos legados deixados pela pandemia para 2021, foi a digitalização do processo de aquisição do consumidor. Hoje é possível conhecer um imóvel virtualmente e praticamente encaminhar a compra pela web. A previsão do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) é de que o crescimento nos próximos anos,  uma vez que esse é um momento de recuperação. Novos projetos e programas governamentais estão sendo realizados também, o que mostra boas perspectivas para um mercado constante de construção e venda de imóveis no Sul.

Ficou com boas expectativas para 2021?  Por aqui, estamos bem animados! A Pashal atualiza você sobre as informações mais relevantes e as principais estatísticas do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais

Conheça a
Pashal

Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo