Engenheiro usando data science

Por que usar Data Science na construção civil?

Cada novo aparato que facilita um processo, é uma tecnologia. Nas últimas décadas, o avanço das tecnologias digitais trouxe melhorias notáveis para o setor da construção civil, principalmente na criação de softwares que processam cálculos complexos e tornam esta parte tão delicada menos sensível a falhas humanas.

O uso das novas tecnologias resulta na geração de dados e estes até pouco tempo eram vistos como um subproduto que não tinha grande relevância para empresas. Afinal, pouco sabia-se sobre Data Science.

O que é Data Science?

Data science é uma forma de gerar conhecimento através de dados. Hoje, com o aumento do fluxo de dados e diminuição do preço de armazenamento de dados, empresas utilizam dados próprios para trazer insights e soluções mais inteligentes para seus próprios negócios.

Como o uso de Data Science pode ajudar o setor da construção civil?

O processo completo de obra, desde a idealização até a entrega, passa por diversos estágios e hoje é possível registrar informações mais precisas sobre cada etapa do projeto. Além de coletar e armazenar esses dados, ao avaliá-los, o resultado pode trazer informações valiosas se analisados por especialistas em data science.

Entre os benefícios mais buscados na aplicação do data science na construção civil estão a otimização de recursos em uma obra, melhora de processos e ganho na previsibilidade de entrega de cada estágio da obra baseando-se no ritmo da equipe.

A aplicação de recursos em uma construção passa pela elaboração de diversos orçamentos, que precisam ser revisados de acordo com as alterações de cenário da obra. Com o uso de data science, é possível fazer orçamentos inteligentes, que já oferecem diversos cenários, alterando algumas variáveis do orçamento base. Ou seja, é possível enxergar diversos caminhos simulando mudanças em fatores que afetam o progresso da obra.

Outro desafio da construção civil que pode ser superado com o auxílio do data science é a gestão da equipe. Em grandes obras, gerenciar diversos grupos de trabalhadores é complexo por ter a necessidade de fazer cálculo de demanda de trabalhadores de diversos setores e com graus de experiência distintos. Além disso, é necessário orquestrar o momento de entrada e saída de cada time a depender do serviço que precisa ser prestado. Ao usar o data science como aliado, a gestão do projeto como um todo se torna mais fácil, através de uma visualização de dados eficiente que indica o estágio de cada tarefa.

Os dados têm se mostrado úteis para diversas áreas e a construção civil está começando a reconhecer os benefícios deste tipo de abordagem no setor. O uso de mais recursos digitais no dia a dia como data science está se popularizando à medida que a tecnologia se mostra útil e acessível. 
Quer saber mais sobre o assunto? Aproveite para ler sobre a impressão na construção civil, outra inovação importante no mercado. Para acessar, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais

Conheça a
Pashal

Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo