Qual a importância da segurança do trabalho em uma obra

Apesar de o seu nome carregar o termo “segurança” há algumas dúvidas por parte dos donos de obras a respeito da verdadeira relevância da segurança do trabalho em uma construção.

Certamente a maioria sabe bem que essa área visa principalmente evitar que qualquer tipo de acidente ocorra em uma obra.

Assim sendo, ações preventivas são empregadas antecipadamente.

No entanto, seria muito interessante lhe falar que esse não é o único objetivo da segurança do trabalho.

Basicamente há diversas ações que não somente auxiliam na inibição de um acidente, mas que também impedem o desenvolvimento de uma doença ocasionada pelo serviço realizado por um funcionário, por exemplo.

Portanto, vamos seguir esse conteúdo lhe falando ainda mais sobre a grande importância da segurança do trabalho em uma obra, pois assim você poderá compreender tudo sobre o tema proposto.

O que é a segurança do trabalho?

Primeiro de tudo, o que seria a segurança do trabalho?

Bom, para lhe trazer mais detalhes, é interessante destacar que o termo pode ser intitulado como “segurança ocupacional”.

Assim sendo, os especialistas dessa área visam especialmente à proteção de um funcionário em seu trabalho.

Portanto, a segurança do trabalho é uma área mais ampla do que somente a prevenção de acidentes.

Dessa forma, os profissionais da área estudam a respeito de quais são as causas de doenças que são provocadas no trabalho, e consequentemente fornecem opções para evitar esse tipo de problema em uma obra.

Aliás, há profissionais de segurança que realizam inspeções e também os que estão presentes no local exclusivamente para orientar os funcionários em relação às normas.

Qual a importância da segurança do trabalho em uma obra

Provavelmente você conseguiu entender um pouco mais sobre a importância desse tipo de profissional em uma construção devido a nossa explicação sobre o que é.

Mas, para deixar claro, vamos lhe falar a seguir alguns dos pontos que comprovam essa relevância.

O dever da empresa em contratar um técnico de segurança do trabalho

É completamente comum que consigamos ver a importância somente quando se torna uma regra efetuar certa ação.

Um exemplo seria a utilização do cinto de segurança.

Infelizmente algumas pessoas usam o cinto somente por medo de multas, não com o objetivo de proteger a sua vida.

E basicamente quando se trata da segurança do trabalho a ideia não seria diferente.

Portanto, sempre vale ressaltar que de acordo com o quadro II da NR 4, uma empresa com 50 funcionários ou mais precisa ter o auxílio de um técnico de segurança.

Então, tenha sempre em mente que se a sua obra possui mais de 50 funcionários, a contratação de um profissional de segurança é fundamental.

A descoberta das causas dos acidentes

Assim como citado no tópico em que esclarecemos mais sobre o que é a segurança do trabalho, o profissional dessa área irá estudar.

E através desse estudo ele poderá lhe mostrar as causas de certos acidentes que ocorreram na obra.

Dessa maneira, o mais interessante é que com o apoio desse profissional, além de identificar erros pequenos de funcionários que podem ser tornar grandes problemas, você poderá entender como prosseguir para evitar qualquer obstáculo.

E certamente se passarmos a analisar futuramente, a sua empresa poderá economizar mais com a obra porque qualquer adversidade foi resolvida previamente.

A possibilidade de evitar doença ocupacional

Caso você ainda não saiba, uma doença ocupacional é aquele problema que afetou a saúde de um funcionário enquanto ele realizava um serviço em determinada empresa.

Assim sendo, um exemplo clássico de doença ocupacional seria a Surdez definitiva ou temporária, algo que provavelmente seria evitado se houvesse um técnico de segurança por perto.

Conclusão

Por fim, são esses motivos que fazem com que a segurança do trabalho seja tão relevante em uma obra.

Além de evitar as doenças ocupacionais, acidentes e beneficiar a sua empresa com a descoberta de causas de eventualidades, ela lhe ajuda a economizar quando analisamos futuramente.

Assim sendo, comece a implementar medidas mais seguras e tenha em sua equipe um profissional de segurança do trabalho para garantir a integridade física de cada trabalhador.