Manter-se relevante no mercado é um desafio perene para empresas de qualquer setor. Com a pandemia da Covid-19 trazendo uma crise que provocou, dentre inúmeros outros prejuízos, o aumento do custo dos materiais primários para obras, como o cimento, manter a companhia competitiva e resiliente na crise tornou-se um assunto urgente.
Somando-se a isso, empresas que passaram pela transformação digital antes da crise apoiam-se em uma tendência mundial, que é a de incorporar novas tecnologias a processos e materiais. Com isso, esses empreendimentos conseguem garantir excelência operacional, gerenciar riscos com mais precisão, diminuir custos e otimizar operações. Mas segundo pesquisa da McKinsey & Company, a construção civil é o segundo pior segmento em termos de modernização, perdendo apenas para a agricultura.
A pesquisa Transformação Digital: O futuro da construção conectada (em tradução livre), produzida pela IDC em 2020 mapeou quais são os desafios mais relevantes para o setor da construção civil no Brasil:
1 – Gerenciamento de risco efetivo
2 – Segurança de dados
3 – Processos manuais demoradas com entradas duplas

Inovações Tecnológicas para ao setor da construção civil
Para incorporar as novidades resolvendo questões que impactam nos projetos, a pesquisa da IDC identificou as melhores tecnologias para resolver os principais problemas vividos pelas empresas brasileiras:
1 – Análise preditiva e Big data
Consiste no uso de um grande volume de dados estruturados para construção de modelos preditivos que determinem em quê e o quanto mudanças podem impactar em um projeto. Esta tecnologia permite minimizar erros e visualizar com precisão os pontos mais delicados de um processo, ou seja, aqueles que mais geram prejuízos quando sofrem alterações. Ter posse de tal sistema também ajuda a otimizar processos e revisar práticas.
2 – Internet das Coisas
Na construção civil, a internet das coisas (IoT) entra em cena para ajudar no monitoramento de ambiente por meio de aparelhos inteligentes. Um bom exemplo desta aplicação é o acompanhamento do canteiro de obras por drone. Já a aplicação de uma tecnologia mais avançada, a realidade virtual, permite que as próximas fases da obra possam ser assistidas e as falhas evitadas.
Além disso, a internet das coisas permite que sejam feitos projetos de projetos de ambientes integrados, como casas, já levando a tendência da tecnologia e inovação para base dos projetos de casas inteligentes. Uma tendência, inclusive, é a construção de condomínios inteligentes com otimização de recursos de naturais e de mobilidade, com foco na redução de custos e segurança dos residentes e funcionários.
3 – Impressão 3D
A impressão 3D materializa objetos em 3 dimensões (altura, largura e profundidade). O leque de aplicação desta tecnologia é amplo, indo da impressão de maquetes que ajudam engenheiros a visualizar o projeto, organizar o canteiro de obras e até atrair investidores com a visualização detalhada do empreendimento; até a impressão de concreto. Esta aplicação nomeada “Concrete Printing” foi desenvolvida pela Loughborough University e permite a criação de empreendimentos mais baratos e mais rápidos em variadas formas.

Além disso, a impressão 3D possibilita a criação de estruturas mais ousadas e evita o desperdício de recursos.
Apesar da dificuldade da construção civil em se modernizar, as possibilidades são amplas e já há diversas tecnologias disponíveis para implementar em projetos. Para qualquer projeto, conte com a Pashal para oferecer as melhores soluções! Clique aqui e fale com um de nossos consultores.