Nos últimos meses ficaram ainda mais evidentes as mudanças causadas pela pandemia no cenário da construção civil. O segmento precisou enfrentar novas restrições em um cenário de crise e mudança comportamental dos clientes. Além disso, outro fator de grande impacto é o avanço constante das tecnologias de maneira rápida e assertiva, oferecendo cada vez mais, novas soluções que resultam em agilidade e controle para cumprir prazos e reduzir custos. Além da otimização dos processos da obra, a tecnologia permite desenvolvimento de projetos complexos e grandiosos com precisão e rapidez inimagináveis há algumas décadas.

Confira agora as tendências identificadas pela equipe de conteúdo e redação da Pashal para o mercado imobiliário em 2021:
- Compra ou locação em sociedade
A execução de projetos de grandes obras vem acompanhada da necessidade do levantamento de capital elevado, por isso, contar com um sócio para dividir os gastos e o trabalho tem sido cada vez mais comum. Na hora de comprar ou alugar equipamentos os sócios conseguem precisar o melhor retorno sobre o investimento observando o cronograma da obra, relacionando as cotações e ajustando o uso dos equipamentos para o melhor aproveitamento do capital aplicado.
- Tecnologia ao máximo
O uso de drones em obras tem ganhado força para explorar de cima a execução de projetos e até verificar possíveis falhas. Além disso, o uso de drones auxilia na hora de documentar o progresso da construção, o que pode ser útil na prestação de contas sobre o que foi feito, o status atual da obra e também para vídeos feitos para lançamento ou divulgação da construção.
- Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma tendência global desde que os consumidores começaram a demonstrar interesse por empresas responsáveis com o meio ambiente. Neste sentido, obras que otimizam o uso de recursos podem usar esta premissa para atrair mais interessados.
Algumas ações sustentáveis em obra são a gestão inteligente de resíduos, uso de sistema construtivo modular e soluções de eficiência energética.
- Moradias acessíveis
Condomínios e residências também estão aquecidos, inclusive residências dedicadas à população na terceira idade que busca por segurança e mais qualidade de vida.
Com os juros atuais baixos, a procura por residências acessíveis a populações com menor poder aquisitivo ganha força. A terceira idade busca residências que atendam às suas necessidades provenientes da idade, como casas térreas ou ainda pensadas para locomoção em cadeira de rodas, por exemplo
- Boa localização x espaço
Imóveis compactos, com ambientes integrados, e com metragem entre 20 e 50 metros quadrados estão em alta. Com o crescimento das cidades, a localização tornou-se um critério primordial na hora da escolha de um imóvel.
Em busca de uma localização que dê acesso a mais meios de transporte público, os jovens adultos que procuram a primeira moradia própria abrem mão do espaço em detrimento da localização e fazem a procura dos imóveis no estilo studio crescer.
Você já estava atento a essas tendências? No nosso blog você encontra mais dicas para se destacar no mercado imobiliário.