Saiba como as inovações tecnológicas na construção civil tem ganhado cada vez mais espaço e evidência. Entende o que essa tendência pode proporcionar nos próximos anos.

A utilização efetiva da impressão em 3D e a sua adaptação à indústria da construção civil torna-se cada vez mais evidente. Engenheiros, arquitetos e empreiteiros em todo o mundo começaram a construir as primeiras estruturas residenciais em 3D, incluindo casas e edifícios. Um dos grandes diferenciais desse método é o fato de ser auto-sustentável, além disso, as estruturas curvas criadas através da impressão 3D podem ser ocas, utilizando menos material e criando espaço para serviços de construção nos elementos estruturais. Com a menor utilização de material e custos de mão-de-obra, é possível um método de construção mais econômico que, por sua vez, pode criar habitações de menor custo.
Construção mais rápida e precisa – Com a impressão em 3D é possível também reduzir o tempo de produção em 50 a 70 por cento. Dado que a mesma simplesmente transfere o modelo digital para um modelo físico; os erros que surgem só podem ser devidos a falhas no modelo digital ou aos materiais utilizados.
Confira outras vantagens:
- redução da produção de resíduos – os componentes podem ser impressos por encomenda durante a fase de construção; os que não são utilizados podem ser reciclados;
- redução dos riscos de saúde e segurança – através da substituição de trabalhos perigosos no local por processos de impressão;
- os produtos reciclados podem ser utilizados para produzir os materiais de construção utilizados em impressoras 3D;
- permite o desenvolvimento de estruturas mais arrojadas.
É importante lembrar que a impressora 3D segue em fase embrionária, mas com um potencial enorme de crescimento para as próximas décadas. Atualmente, no Brasil, seu principal objetivo é prototipagem de maquetes arquitetônicas ou estruturais. Modelos em escala reduzida para avaliação e apresentação é uma alternativa para trazer parâmetros do conceito BIM uma vez também que protótipos tridimensionais permitem uma melhor visualização e organização dos elementos. Tudo indica que a impressora 3D deve seguir o mesmo caminho de sucesso que a locação de equipamentos para construção civil, como andaimes, formas e escoramentos.
Gostou?
Deixe nos comentários sua expectativa para o 3D na construção civil!