andaime

Andaime – Quais são os tipos mais indicados por engenheiros

Sabe-se que o andaime é um equipamento de extrema relevância em uma obra, no entanto, há sempre uma questão sobre o assunto.

Nota-se em muitos dos casos que as pessoas não sabem ao certo os tipos de andaimes mais sugeridos por profissionais em uma construção.

E basicamente isso ocorre pelo simples motivo de que cada obra tem as suas particularidades e tal fato precisa ser considerado quando falamos a respeito da escolha dos equipamentos.

Portanto, prossiga a leitura para entender de fato quais são os tipos de andaimes mais indicados por engenheiros.

Cadeira suspensa

Primeiro de tudo, um dos equipamentos mais indicados por especialistas é a cadeira suspensa.

Essa é uma ferramenta que certamente fica erguida e presa a um cabo de aço, além de ser administrada por uma manivela ou guincho.

Para simplificar esse material é apropriado para serviços em fachadas de edifício, como a limpeza, reparos, manutenções simples, bem como a limpeza externa.

Dessa forma, a cadeira suspensa é considerada muito boa devido a necessidade da utilização de um cinto de segurança do tipo paraquedista que é conectado ao dispositivo trava-quedas em um cabo-guia independente.

Assim sendo, é um equipamento individual e especialmente adequado em uma oba que visa eficiência e rapidez.

Andaime suspenso

Prosseguindo com os nossos exemplos, vale ressaltar também os Andaimes suspensos, que são equipamentos sustentados por vigas metálicas ou até mesmo de madeira.

Portanto, os Andaimes suspensos geralmente são apoiados por cabos de aço que podem ser movimentados de cima para baixo com guinchos ou manivelas.

Dentre os mais usados na construção, existe o Balancim Manivela e no geral são utilizados para a limpeza, pintura, revestimento e acabamento.

Normalmente esse tipo de equipamento possui mecanismos que impedem o declínio, portanto são muito seguros para uma obra.

Fachadeiros

Além disso, também existem os Andaimes fachadeiros, aqueles equipamentos que são compostos por quadros que ficam na horizontal e na vertical.

Além disso, há também a placa de base, guarda-corpo, tela, escada, sapatas e por fim, a travessa diagonal.

Dentre os Andaimes fachadeiros, podemos destacar a existência do modular que é considerado o mais utilizado e o multidirecional, um modelo que age em ângulos diferentes.

Normalmente esse tipo de material é utilizado em obras de alvenaria, manutenção, troca de lâmpadas em postes, montagem de eventos, construção e pintura, dessa forma, é muito conhecido por sua versatilidade.

Andaime Móvel

Aliás, logo após mencionar os Andaimes Fachadeiros, seria muito interessante citar os Andaimes Móveis que possuem uma estrutura similar.

Bem como podemos notar pelo seu nome, os equipamentos móveis têm a sua estrutura apoiada em rodas, característica esta que torna o trabalho mais simples devido a possibilidade de deslocação da ferramenta.

Geralmente os engenheiros indicam esse tipo de andaime para obras de instalação e acamamento que estão sendo realizadas em uma superfície plana.

Andaime em balanço

Outro exemplo seria o Andaime em balanço, um equipamento que pode ser fixo ou amovível.

Basicamente esse tipo de andaime é projetado para fora da construção, dessa maneira, pode ser sustentado por vigamentos ou estruturas em balanço.

Nota-se que esse é um tipo diferenciado de andaime e por possuir uma estrutura divergente o equipamento não se apoia no solo, por isso foi criado para ser utilizado principalmente na construção civil.

Tubulares

Andaimes tubulares são em geral usados desde a limpeza até mesmo a manutenção de um edifício.

Dessa forma, esses equipamentos são alicerces metálicos, montados em pares e que consequentemente formam torres de elevação.

Assim, essas torres podem ser sustentadas por rodas ou até mesmo uma base fixa, por isso, o mais interessante desse equipamento é a sua simplicidade e estabilidade.

Conclusão

Bom, certamente existem outros equipamentos no mercado que também desempenham um trabalho excelente, porém nos atentamos a opções mais comuns e indicadas por engenheiros.

O essencial é que você avalie com o auxílio de um profissional o andaime que mais se encaixa na sua construção porque assim a sua obra será concluída de forma eficaz e segura.