Obra sustentável

Aprenda como tornar uma obra mais sustentável

À medida que as gerações mais novas avançam para o mercado de trabalho e buscam moradias e/ou iniciam empreendimentos, suas características comportamentais e econômicas ajudam o ramo imobiliário a se ajustar às novas exigências. A geração Z, de nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010, se preocupa com questões diferentes das que eram significativas para as gerações anteriores. Pautas como acessibilidade, meio ambiente e direitos humanos, por exemplo, são de interesse dos novos consumidores do setor imobiliário.

Para preencher os boxes de exigências da nova geração, é necessário que existam mudanças regulatórias e também de consciência na hora de construir, por parte dos gestores, especialmente quando o assunto é sustentabilidade. Além de ser um caminho favorável ao meio ambiente, também é uma forma de conquistar essa faixa de público em ascensão no país e torná-la parte dos clientes do seu negócio.

O canteiro de obras

O canteiro de obras é o coração de qualquer construção. Dentro deste espaço a regra de ouro é buscar a gestão eficiente de recursos e preocupar-se constantemente com os resíduos gerados. Para que seja feito o manejo correto dos restos da obra, é necessário classificar os materiais que sobraram, armazenar corretamente o que pode ser reaproveitado e destinar para o lixo comum ou para a reciclagem os materiais coletados.

A prática, além de ser sustentável, traz benefícios para a organização do canteiro de obras e todos ganham mais espaço com este cuidado.

Recursos escassos como água e energia precisam ser usados com parcimônia, sendo que vale a pena estudar a possibilidade do reuso da água.

Ao redor da obra

A vizinhança da obra também tem papel na construção. As características originais do local que circunda a obra devem ser preservadas, tomando cuidado com cortes indevidos de árvores e alterações bruscas na paisagem. Todas as formas de evitar maiores impactos ambientais são bem-vindas.

Além disso, os vizinhos devem sentir o mínimo de interferência da obra e sua segurança deve ser preservada por meio de sinalização adequada e outros dispositivos, como a tela de proteção coletiva e a bandeja.

Extra: Atente-se ao ESG!

ESG é a sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português). Esta sigla representa um índice que mede as boas práticas  ambientais, sociais e governança de uma empresa.

Esta nota atribuída ao negócio mostra quais são as empresas que têm as melhores práticas e quanto melhor o resultado, em geral, melhores as chances de atrair investidores. Bons resultados ESG inspiram confiança em investidores e também em clientes.

A Pashal conta com soluções que otimizam o gasto da sua obra pela qualidade e rigor na entrega e estado dos equipamentos, ajudando seu planejamento sustentável para a obra. Faça seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais

Conheça a
Pashal

Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo