Como a casa inteligente vai mudar o setor da construção civil?

As Smarts House são conhecidas por usarem dispositivos conectados à Internet para permitir o monitoramento remoto e o gerenciamento de aparelhos e sistemas, mas você sabe como essa tendência impacta a Construção Civil?

A tecnologia de casa inteligente, também conhecida como automação residencial ou domótica (do latim “domus” que significa casa), oferece aos proprietários, segurança, conforto e eficiência energética, permitindo que controlem dispositivos inteligentes, muitas vezes por um aplicativo em seus smartphones ou outro dispositivo em rede. Como parte das coisas (IoT), os sistemas e dispositivos domésticos inteligentes geralmente operam juntos, compartilhando dados de uso do consumidor entre eles e automatizando ações com base nas preferências dos proprietários. Inclusive o formato da casa inteligente será um dos negócios promissores na construção civil nos próximos anos. Entenda os motivos! 🤭

Neste processo de evolução tecnológica, a construção civil também evolui consideravelmente. 

Além da quebra significativa de desperdícios e a aplicação da sustentabilidade, destacamos a automação residencial, o gerenciamento autônomo do consumo energético e comando de equipamentos automatizados. Através de dispositivos de automação – módulos, relés e cabeamentos – e infraestrutura de rede, todo um imóvel passa a ser totalmente controlado por seus moradores, de qualquer lugar do mundo. Segundo dados da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), o mercado apresenta potencial de 1,8 milhão, uma crescente em potencial com a expansão da automação wireless – rede sem fio que permite a transmissão de dados e informações sem a necessidade do uso de cabos.

A diferença com o gasto em energia elétrica é um fator de destaque para consumidores interessados em Smart Home. Esse novo formato resulta em despesas menores com energia em casa. As soluções em automação também oferecem maior autonomia para a iluminação, em especial, com instalação de dispositivos para controle de variação e redução de consumo. Os recursos disponíveis também otimizam a personalização estética, trazendo beleza e modernidade em cada projeto luminotécnico. Outro grande ponto, é a ventilação – Os ar-condicionados são fundamentais em uma casa inteligente, através da pré disposição de sensores e emissores infravermelhos. Fáceis de automatizar, reagem autonomamente à alteração de temperatura em imóveis, economizando novamente energia elétrica. Já a automação de áudio e vídeo resulta em alta performance! Além de proporcionar quase que um ambiente padrão cinema, o serviço de instalação se torna fácil e adaptável as mais diversas categorias de projetos de imóveis.  A segurança é outro grande destaque visto que as residências contam com produtos integrados a alarmes, sensores de monitoramento/movimento, câmeras IP e DVR.

Para casa inteligente – construção inteligente

Para os engenheiros de plantão é fundamental além de contar com obras de otimização de gastos e envolvidas com sustentabilidade, se atualizar sobre os novos nichos de mercado. É preciso estar atendo as tendências de construção e a tudo que isso acarreta na construção do projeto.

Portanto, essa  é o momento de investir em construção voltada para automação residencial e destacar os imóveis no mercado. Diz aí: o que você pensa sobre?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais

Conheça a
Pashal

Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo