Como escolher formas para construção

O avanço das tecnologias na construção civil chega a todos os setores, incluindo mudanças até nos aparatos mais tradicionais. Por anos, as únicas formas para concreto disponíveis no mercado eram as feitas de madeira. Com o avanço da consciência sobre o desmatamento e maior acesso a materiais mais resistentes, entraram em cena formas de aço e alumínio, que têm vida útil maior do que as antecessoras.

Determinar quais são as formas que vão para a obra é um passo importante. Para escolher a melhor forma para uma construção é preciso se atentar aos requisitos do projeto. Ou seja, para que a exequibilidade do planejamento seja possível e mais proveitosa é necessário trabalhar com as formas corretas, o que ajuda a evitar desperdícios, custos desnecessários, reflete na produtividade dos trabalhadores e no progresso da construção. Diversos fatores inerentes ao projeto ajudam a direcionar o engenheiro para a escolha final da forma, como a resistência que ela oferece, facilidade de transporte e montagem.

Confira abaixo dois tipos de formas Pashal, seus atributos e entenda qual é a melhor escolha para o seu projeto:

Formas Leves

A principal característica das formas leves é a simplicidade. Os painéis são leves e, com a padronização dos painéis, é necessário empregar menos mão de obra. Antes mesmo do trabalho começar já é possível localizar uma vantagem: a montagem dos painéis é rápida e prática, podendo ser realizada manualmente.

Esta padronização dos painéis também possibilita uma maior agilidade no canteiro de obras e evita custos adicionais desnecessários.

Para as formas leves, as aplicações mais recomendadas são em paredes, pilares, pré-moldados, ETEs, ETAs, PCHs, UHEs, galerias, etc.

Formas com Sistema Autoelevatório

As formas com sistema autoeloevatório Pashal são utilizadas principalmente em torres de elevadores, silos e pilares. Os motivos para essas aplicações serem ideais são a versatilidade com o mínimo de peças soltas e, principalmente sua segurança: o sistema pode suportar cargas de empuxo de até 50 Kn/m². É possível ainda formar conjuntos com diversos painéis, trabalhando na horizontal ou na vertical a depender da necessidade da obra.

Além disso, seu uso garante o acabamento no concreto a qualquer altura.

As formas com sistema autoelevatório são compostas por painéis modulados e estruturados em aço, revestidos com chapa fenólica e acoplados ao sistema de pórticos de deslizantes.

Outro ponto de destaque destas formas é a facilidade nas operações de montagem e desmontagem.

Quer saber mais detalhes sobre as formas leves e as formas com sistema auto elevatório? A Pashal preparou um catálogo com todos os detalhes que você precisa saber para escolher as formas ideias para seus projetos. Para acessar, basta clicar aqui.

Quantificando as formas para a obra

Depois de definir qual o melhor equipamento para sua obra, muitos profissionais ainda têm dúvidas em relação à quantidade necessária de materiais para o pedido, de modo que não haja o desperdício de recursos e nem que a quantidade seja inferior ao necessário, prejudicando o andamento da obra. Marcelo Leão, coordenador geral da Pashal, diz que é necessário primeiro saber a seção dos pilares. Sendo assim, somar o perímetro, multiplicar pela altura e quantidade de pilares. A forma de execução é muito importante, já que no quesito altura o painel Pashal é padronizado em 1,25m. Seguem exemplos:

Faremos a concretagem de 10 (dez) pilares com seção de (20cm x 20cm) e altura de 3,50m.

a) Se for pilar “solteiro”, ou seja, o pilar será concretado antes que a laje e vigas, podemos passar o painel e o cliente deverá ao concretar o pilar para a concretagem na altura desejada.”

Área de Formas = 30m² , sendo: 0,80m (perímetro) x 3,75m (altura de painel) x 10 (dez) pilares.

b) Se for concretagem de laje e pilares no mesmo dia, a altura do painel deve estar abaixo da viga, sendo assim, provavelmente haverá a necessidade de um complemento em madeira, dando um pouco mais de trabalho.

Área de Formas = 20m² , sendo: 0,80m (perímetro) x 2,50m (altura de painel) x 10 (dez) pilares.

Ficou claro? 

Você também pode fazer um contato direto com nossa equipe via WhatsApp. Tire suas dúvidas, converse com especialistas e faça seu orçamento clicando neste link.

Inscreva-se!

Para receber os conteúdos Pashal

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Siga nossas redes sociais

    Conheça a
    Pashal

    Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo

    Inscreva-se!

    Para receber os conteúdos Pashal