Como fatores ligados ao solo do terreno podem afetar sua obra?

A escolha do terreno onde será executada a obra é uma questão sensível que inaugura uma série de próximas decisões e questionamentos que se relacionam com o local: há empreendimentos próximos? O preço está compatível com o mercado? O terreno é regularizado?

Antes de bater o martelo sobre o chão onde a obra será erguida, uma questão ainda mais primária deve ser levada em conta: que tipo de solo está em negociação. Veja a seguir como verificar o tipo de solo e como ele pode afetar a obra.

Como descobrir o tipo de solo de um terreno?

A sondagem do solo é a forma correta de determinar as características inerentes ao solo de um terreno, como espessura das camadas, resistência, localização do lençol freático, caso exista. Qualquer tipo de obra precisa passar por este procedimento, porque ele será essencial para determinar o tipo de fundação adequada para o projeto da obra.

A partir da sondagem e seus resultados, a fundação ideal pode mostrar-se financeiramente inviável. Além disso, o próprio projeto arquitetônico pode ser modificado dependendo do tipo de solo do terreno.O processo de sondagem do solo mais usado nos solos brasileiros é a sondagem à percussão, regida pela norma ABNT NBR 6484. Segundo o site “Mapa da Obra”, o ensaio é executado enterrando um amostrador padrão no terreno, através do uso de martelo. Para cada metro de profundidade que o equipamento atinge, é informada qual a resistência da camada de subsolo. Em terrenos maiores, é recomendável que haja mais de um furo feito para análise.

Como determinar a qualidade do solo de um terreno?

A melhor forma de identificar o tipo de solo do terreno é com o auxílio de um engenheiro geotécnico. Esse especialista trará informações capazes de gerar grandes impactos na construção, por meio de uma investigação geotécnica que envolve a realização de ensaios de campo e a obtenção de amostras destinadas à análise através de ensaios de laboratório. A partir desse procedimento, será possível avaliar a aplicabilidade no solo e obter parâmetros geotécnicos que vão determinar se o terreno está pronto para receber o tipo de obra em questão. 

Um exemplo de como a qualidade do solo pode afetar a obra é o alto teor de umidade: solos úmidos requerem estruturas mais profundas, o que envolve maior gasto de materiais e, consequentemente, impactos financeiros ao orçamento da obra.

Como o tipo de solo interfere na fundação da obra?

A resistência do solo interfere no tipo de fundação a ser usada para garantir a segurança da obra. Tudo o que precisa ser incluído na obra precisa ser considerado pelos custos que eles acarretam. 

Um dos maiores perigos que o desconhecimento sobre o tipo de solo pode trazer é o desmoronamento da construção pela carga excessiva da obra – questão que deve ser levantada durante o dimensionamento da fundação. Além disso, a obra começa a se desvalorizar assim que os problemas estruturais graves começam a aparecer, culminando em risco para os ocupantes do imóvel e prejuízo para os donos. 

É preciso compartilhar com o arquiteto as aspirações para o tipo de empreendimento pretendido na área. Este profissional poderá ajudar a determinar se o terreno em questão oferece as melhores condições para a construção e, se for o caso, sugerir adaptações que podem ser feitas para viabilizar o projeto da obra. 

Um projeto bem estruturado por um arquiteto precisa contar com as características do terreno como dimensões, insolação, ventilação e outras questões de processos. Por isso, o estudo do terreno precisa ser feito por profissionais competentes, para que os resultados obtidos sejam confiáveis e possam nortear os profissionais que estarão envolvidos nas próximas fases da construção.
A construção civil está em transformação e a Pashal acompanha de perto todas elas. Em suas comunicações via e-mail, a Pashal trata desde questões básicas da construção civil, como conhecer o solo do terreno de uma nova obra, até as novidades que são tendências, como as construções inteligentes. Clique aqui e cadastre-se para receber as comunicações da Pashal e ficar informado sobre o setor da construção civil.

Inscreva-se!

Para receber os conteúdos Pashal


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Siga nossas redes sociais

    Conheça a
    Pashal

    Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo

    Inscreva-se!

    Para receber os conteúdos Pashal