Como usar equipamentos em grandes obras sem danificá-los

Quem já participou de pelo menos uma obra na vida sabe que é praticamente impossível ir do projeto a entrega sem haver perdas de material ou danificação de equipamentos. No caso dos materiais, as perdas podem ser resultados de surpresas climáticas (como a chuva ou o granizo) e perdas no transporte, por exemplo. Mas no caso dos equipamentos, o fator mais comum que gera danos ao equipamento é o mau uso.

Esse mau uso pode acarretar em prejuízos financeiros, tanto pela necessidade de reposição do equipamento danificado, quanto pelo recebimento de multas, quando a máquina é alugada. Confira abaixo como fugir desse vilão do orçamento e aprenda como usar equipamentos em grandes obras sem danificá-los.

Cuidados especiais no uso de equipamentos em grandes obras:

A primeira recomendação geral é a mais importante: ter cuidado com os materiais e jamais ultrapassar o peso suportado pelo equipamento. Ou seja, siga as disposições sobre os materiais que o próprio fabricante fornece ou que a empresa contratada recomenda, assim a vida útil do material será maior.

Os equipamentos usados em grandes obras são pesados e o aterramento do terreno, se necessário, é outro ponto de atenção. É a partir de um terreno firme que o maquinário ficará mais estável, evitando, inclusive, possíveis acidentes. 

Além disso, para garantir a total estabilidade dos equipamentos é importante usar materiais de apoio e encaixes de acordo com a necessidade do equipamento. Estes materiais de apoio podem ser, por exemplo, calços de madeira, madeiramentos, cabos, guinchos, espias, ancoragens, dispositivos ou sistema de lançamento e demais serviços.

Para ter a certeza de que a montagem e desmontagem seja feita de forma correta e segura, é necessário contar com uma equipe especializada nesse processo. A Pashal fornece um tutorial que guia esse passo a passo para seus equipamentos, além das normas técnicas pertinentes a cada maquinário e material. Consulte essas informações detalhadas sempre que for necessário e acione a Pashal em caso de dificuldades ou dúvidas.

Evite as multas por mau uso desses equipamentos!

Existem certos equipamentos que têm mais reincidência de mau uso. A Pashal fez um levantamento dos 3 campeões e os motivos mais comuns que acarretam na danificação desses materiais.

1°- Viga H20: por ser de madeira, os utilizadores muitas vezes colocam pregos, o que acaba rachando o material;

2° – Forma: por ser um material fenólico, alguns usuários furam o equipamento, que por sua vez tem alto custo;

3° Escora: o principal erro acontece quando usuários do material batem na parte externa da escora para aplumar, o que acaba amassando e a parte interna não passa pelo tubo, o que acaba danificando. Outro mau uso comum é utilizar uma carga maior do que o suportada.

Cuidados ao devolver equipamentos alugados 

Para que a devolução seja tranquila e sem surpresas, é necessário ter os cuidados mencionados acima para devolver os equipamentos no mesmo estado que foram recebidos.

Além disso, é preciso fazer a limpeza de todo o equipamento e certificar-se de que não sobraram resíduos nas peças, como de concreto, por exemplo.

Ao fazer a separação dos materiais para a devolução, confira se o fenólico está furado ou não, se há alguma madeira rachada ou algum material empenado.

Uma obra executada com sucesso passa por diversas etapas e a devolução dos materiais não precisa dar dor de cabeça, se você tomar esses cuidados simples. Lembre-se de garantir que sua equipe também está atenta a essas questões e evite gastos surpresa com multas. Se precisar sanar dúvidas ou necessitar de mais equipamentos, conte sempre com a Pashal!

Inscreva-se!

Para receber os conteúdos Pashal

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Siga nossas redes sociais

    Conheça a
    Pashal

    Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo

    Inscreva-se!

    Para receber os conteúdos Pashal