Concretagem: cuidados para antes e depois desta etapa

A concretagem marca a etapa final de um ciclo de execução da estrutura, e os cuidados antes e depois desse processo são importantes para garantir um serviço bem feito e com a otimização de recursos. Confira abaixo como se preparar e finalizar a etapa da concretagem:

Prepare o terreno

Antes mesmo de misturar o concreto é preciso saber onde ele será colocado. O melhor lugar para despejar o concreto é em um solo sólido e bem drenado, para garantir estabilidade ao perímetro onde ficará a massa.

Além disso, atente-se para que o local escolhido seja próximo de onde o concreto será usado para evitar desperdício no transporte.

Dê forma ao projeto

Antes de verter o concreto, é preciso colocar uma forma ao redor da área a ser concretada. Para isso, opte por escolher formas simples de serem encaixadas e com boa qualidade. Nesta etapa, contar com boas formas garante que o concreto possa chegar aos espaços mais específicos, como: cantos internos e externos, cantos chanfrados, encontros de paredes em qualquer ângulo, montagens em curva, paredes com mudança de espessura ou alinhamento, pilares, etc. A Pashal pode ser a responsável por entregar à obra as melhores formas, basta clicar aqui para entrar em contato.

Escoramento e cimbramento

Escoramento e cimbramento são conceitos próximos, mas que têm diferença na prática. O escoramento, que refere-se exclusivamente aos sistemas de escoras verticais, dá sustentação ao peso do novo pavimento construído.

Já o cimbramento é responsável por definir toda a estrutura, o que inclui todos os sistemas estruturais provisórios, como escoras (verticais) e vigas (horizontais). O papel do cimbramento na construção é fazer o escoramento de uma laje até que o concreto armado esteja pronto. E se falamos de escoramento e cimbramento por aqui é porque entendemos bem desse assunto! Pode chamar a gente se precisar de algum deles.

Mãos à limpeza da obra

Por fim, após a concretagem e a secagem, é necessário fazer a limpeza do ambiente. Mas antes, é essencial conferir se o concreto está nivelado. Para acabamentos mais finos, uma esmerilhadeira pode ser necessária.

No momento da limpeza, confira  se o cimento está completamente seco e use um limpador pós-obra para limpeza pesada. Existem no mercado limpadores poderosos que são capazes de retirar resíduos de concreto e que ajudam a manter limpos os equipamentos usados na obra, como carrinhos, ferramentas e equipamentos, o que aumenta a vida útil dos aparatos e os deixa prontos para a próxima obra.

O concreto é um material que precisa de certos aparatos para ser manipulado. Contar com os materiais certos ajuda a facilitar o trabalho e chegar a um resultado mais satisfatório. A Pashal conta com as melhores formas de concreto para sua obra tomar a forma que você decidir. A montagem das Formas é rápida, simples e prática, feita a partir de uma sequência de operações intuitiva.  Aproveite todas as possibilidades e facilidades que só a Pashal pode oferecer. Conte conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais

Conheça a
Pashal

Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo