Números favoráveis: setor da construção civil promete crescer em 2023

A construção civil é um dos segmentos mais importantes da economia brasileira. Portanto, seu desempenho impacta bastante a economia nacional. Apesar de em anos anteriores seu crescimento ter estacionado um pouco, o setor está voltando a registrar bons índices e as perspectivas para 2023 são bastante positivas.

Cenário para 2023

A construção civil no Brasil tem registrado crescimento acima da economia do país por dois anos consecutivos. As perspectivas para o próximo ano são animadoras. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entre março de 2020 e maio de 2022 o segmento registrou mais de 430 mil novas vagas com registro em carteira (CLT). 49,78% dos novos registros de trabalho no setor se devem à construção de edifícios.  

A companhia de solução em Big Data Prospecta Analytica fez um levantamento, com base nos dados da CBIC e revelou que para este ano e para o seguinte, as perspectivas são de expansão. Desde 2012 os números não são tão favoráveis quanto os detectados entre março de 2020 e maio de 2022. O biênio 2021-2022 registrou crescimento de 17,7% na construção civil, segundo a CBIC. Enquanto isso, a economia brasileira registrou 8,2% de expansão.

O CEO da Prospecta Analytica apontou que para 2023 o crescimento na construção civil deve ser de 4,5%, se o cenário econômico permanecer sem sobressaltos. 

O primeiro semestre de 2022 registrou crescimento de 3% no número de novas obras em comparação com o mesmo período do ano anterior. O setor deve registrar alta de 3% para 2022, em comparação com o ano anterior.

Construção civil e PIB

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil apontou crescimento de 9,7% em 2021. Em 2020 o setor havia apresentado uma queda de 6,4%, portanto é perceptível que o cenário está realmente mudando para melhor. O índice deste ano foi o melhor registrado desde o ano de 2010, quando o setor teve crescimento de 13,1%. 

Em 2021, segundo o IBGE, a expansão no setor foi de 10% e a projeção da CBIC para 2022 é de alta de 7%.

Boas perspectivas para 2023

A falta de materiais e aumento de preços de matérias-primas afetou os preços e contribuiu para  estacionar o crescimento em anos anteriores. No início de 2022 iniciou-se uma estabilização dos preços, a partir de uma melhora na economia. 

Para 2023 o preço dos materiais de construção deve estabilizar, acompanhado de uma melhora no cenário econômico. Isso tende a gerar uma confiança no consumidor e pode levar a um aumento na venda de imóveis pelo setor. 

A CBIC estima que o PIB da construção civil deve apresentar dados de crescimento maiores do que o nacional, pelo segundo ano consecutivo para 2022. Enquanto a previsão para o PIB brasileiro é de crescimento de 2%, para o setor os especialistas projetam algo em torno de 3,5%. 

As boas perspectivas se justificam pelo ciclo estável e promissor e espera-se que o segundo semestre apresente resultados ainda melhores do que no primeiro semestre, o que deve se estender em 2023.

Inscreva-se!

Para receber os conteúdos Pashal


    Siga nossas redes

    Siga nossas redes

    Siga nossas redes sociais

    Conheça a

    Conheça a

    Conheça a
    Pashal

    Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo

    Inscreva-se!

    Para receber os conteúdos Pashal


      Verified by MonsterInsights