DDS na construção civil: importância e que temas abordar

O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma prática simples, mas de extrema importância para as equipes na construção civil. Consiste em uma conversa diária com os trabalhadores sobre assuntos de segurança e saúde, orientações e boas práticas no canteiro de obras, geralmente antes de começar o trabalho propriamente dito. 

É uma forma de troca de experiências entre os trabalhadores, empregadores e a equipe da saúde. Geralmente é conduzido ou realizado em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) que tem, entre suas atribuições, a de conscientizar os trabalhadores sobre os cuidados com a própria saúde e segurança. 

Manter o DDS é importante e auxilia na prevenção de acidentes de trabalho, um problema sério na construção civil, pela própria natureza da atividade e muitas vezes por falta de cuidados básicos no ambiente laboral. 

O DDS é uma estratégia eficiente e, apesar de não ser obrigatória por lei, é altamente recomendada na prevenção de acidentes e doenças, portanto deve ser seriamente considerada. 

Veja alguns temas importantes que valem a pena ser incluídos no DDS. 

Uso de EPIs e EPCs

Além de fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), é importante que os trabalhadores sejam orientados a sempre utilizarem esses equipamentos e sobre a forma correta de utilizá-los. 

Nos DDS é bom frisar que o uso é obrigatório, quais devem ser utilizados e sempre orientar sobre o uso correto. Mesmo que os trabalhadores já saibam, repetir essas informações e sempre cobrar o uso nunca é demais. 

Organização no canteiro de obras

Manter a organização no canteiro de obras é primordial e traz vários benefícios, entre eles a segurança dos trabalhadores. Um ambiente desorganizado favorece o aumento dos acidentes de trabalho, por isso esse é um tema interessante para ser incluído nas DDS. 

Manter a organização no ambiente de trabalho é obrigação de todos os envolvidos, mas é preciso haver uma fiscalização rigorosa até que isso se torne uma rotina. 

Nesse artigo levantamos 5 dicas para manter o canteiro de obras mais organizado.

Primeiros socorros

É importante que toda equipe esteja preparada caso aconteça algum acidente de trabalho, ou caso algum trabalhador precise de intervenção rápida, em casos de emergência, até que receba tratamento especializado. 

Cursos e treinamentos da CIPA são imprescindíveis, em especial no setor de construção civil. 

Cuidados com equipamentos e ferramentas 

Equipamentos e ferramentas precisam estar em bom funcionamento, não apenas para o melhor andamento da obra, mas também para evitar acidentes.

Os trabalhadores devem ser orientados a fazer inspeção periódica destes equipamentos, além da forma correta de manejá-los. 

A importância de manter a segurança no canteiro de obras 

A segurança é um tema de extrema importância para a construção civil, já que o setor tem altas taxas de acidentes de trabalho, muitos com graves consequências. 

A atividade por si só já representa riscos, mas isso não deve ser uma sentença. É possível adotar boas práticas e meios para evitar ao máximo os acidentes de trabalho e preservar a integridade, saúde e a vida de quem trabalha no setor. 

Ações de prevenção demandam muito planejamento e necessitam de investimentos, mas o esforço é recompensado ao ver os resultados, com a equipe preservada e estatísticas favoráveis. 
A Pashal tem um material que vai ajudar a manter sua equipe em segurança, reduzir os números desfavoráveis e dar o primeiro passo para ser um exemplo no setor. Baixe o eBook GRÁTIS: Como garantir a segurança em uma construção civil e evitar acidentes.

Inscreva-se!

Para receber os conteúdos Pashal


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Siga nossas redes sociais

    Conheça a
    Pashal

    Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo

    Inscreva-se!

    Para receber os conteúdos Pashal