Engenharia extraordinária: obras que desafiam o nosso entendimento.

Todos nós sabemos que a Engenharia Civil tem feito obras realmente incríveis ao longo dos séculos, mas continua sendo inevitável não ficarmos espantados e até questionadores com alguns feitos. Obras que desafiam a gravidade, estruturas fora do padrão, curvas e estéticas futurísticas. É realmente apaixonante!

Do Brasil até o outro extremo do mundo – Confira algumas delas!

Viaduto 13 | Vespasiano Corrêa (RS)

https://www.penaestrada.blog.br/viaduto-13-o-mais-alto-das-americas/

O Viaduto do Exército, mais conhecido como Viaduto 13 é o mais alto das Américas e o terceiro mais alto de todo o mundo, perdendo apenas para o viaduto Mala Rijeka, que fica em Montenegro, e a ponte de Beipanjiang, na China. A denominação 13 tem sua origem no fato de ser o 13º de uma sequência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, conhecida como a “Princesa das Pontes”. Com 143 metros de altura e 509 de extensão, suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas a 21 metros abaixo do nível do solo. Os pilares são formados por quatro paredes de 80 centímetros de espessura. O Viaduto foi inaugurado em 1978.

 Sede Central de Televisão da China, Pequim

https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g294212-d6418939-i225733113-Beijing_Private_One_day_Tour_Guide_Kelly_Han-Beijing.html

Um dos edifícios mais bonitos do mundo à sua própria maneira funciona como a Sede Central da Televisão da China. A sua construção foi iniciada em setembro de 2004, com a fachada concluída em 2008. A sede é um arranha-céu de 234 metros e 44 andares no centro financeiro de Pequim, na República Popular da China

One Central Park

http://www.jeannouvel.com/en/projects/one-central-park/

Idealizado pelo arquiteto francês Jean Nouvel e pelo botânico Patrick Blanc, o One Central Park é um par de torres cobertas por plantas, junto com um shopping center de cinco andares e um jardim no céu de 100 metros de altura. Construída em 2013, possui uma das paredes verdes mais altas do mundo, com cerca de 1.000 metros quadrados e 35 espécies de plantas diferentes. Recebeu vários prêmios, incluindo Vencedor Geral do Prêmio LEAF.

AAMI Park, Melbourne

https://www.visitvictoria.com/regions/Melbourne/Things-to-do/Entertainment/Spectator-sports/AAMI-Park

Projetado pela COX Architecture em 2010, o AAMI Park é famoso por abrigar as equipes de rugby e futebol da cidade, incluindo a equipe NRL Melbourne Storm. Os arquitetos envolvidos optaram por um telhado em cúpula geodésica, que permite engenhosamente cobrir a maior parte das poltronas, ao mesmo tempo que permite a entrada de muita luz no campo. Além disso, o exterior é coberto com luzes LED, que podem ser usadas para para grandes eventos esportivos.

Telstra Tower

https://www.getaboutable.com/travel/australia/telstra-tower/

Esta foto quase que cinematográfica, mostra uma torre de telecomunicações e um mirante, situada acima do cume da Black Mountain, na capital da Austrália, Canberra. Este marco oferece uma vista de 360 ​​graus sobre a cidade e os terrenos próximos. A torre foi projetada por Richard Ure e o Departamento de Obras da Commonwealth e inaugurada em 1980.

E aí, deu para arrancar suspiros, né?

Aqui você pode conferir quais são as principais obras do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais

Conheça a
Pashal

Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo