A construção civil não para de crescer, e um grande dado que comprova isso, é que o número de pessoas empregadas no setor avançou 0,9% no segundo trimestre de 2019 de acordo com o IBGE. Para você entender melhor esse crescimento, nós separamos para você as tendências que serão decisivas para o futuro da construção nos próximos dez anos. Em todos os níveis, desde o projeto conceitual, construção, manutenção, dispositivos digitais inovadores, aplicações e metodologias estão deixando sua marca na indústria da construção.

Digital twins
Um “gêmeo digital” – ou réplica digital – pode auxiliar projetos de construção, acelerando e automatizando o projeto tradicional, a produção e os processos operacionais. Como tal, pode servir como fundamental para a pré-fabricação e como um caminho mais vantajoso para alcançar a eficiência industrializada.
Nada muda quando falamos que a construção continua sendo uma indústria descentralizada, com interfaces sobrepostas e ineficientes entre o projeto, a construção e a operação. Um gêmeo digital basicamente fornece uma representação virtual de ativos físicos e / ou projetos, incluindo todas as informações desde a base até a construção e operação final. Ao conectar planos, dados de engenharia, geográficos e etc. O gêmeo digital pode analisar também todos os dados recebidos e usá-los para a melhoria contínua até a entrega do projeto ou na preparação dos próximos. Proporcionando grandes benefícios em termos de resposta às mudanças, melhoria das operações e agregação de valor. Eles podem ser usados para construção, gerenciamento de edifícios e fábricas, até mesmo implantação de cidades inteligentes.

Drones
Você sabia que drones fornecem às equipes de construção uma visão aérea dos locais de trabalho, materiais, máquinas e pessoas?
Sim, os empreiteiros estão usando as máquinas voadoras autônomas para gravar imagens e vídeos que ajudam a otimizar tudo, desde planos de nivelamento e operações até a identificação de diferenças entre os planos do local projetados e executados. Sua utilidade pode ser aumentada com câmeras térmicas e outros complementos, como ferramentas de mapeamento e unidades de GPS. Além disso, o uso de drones pode afetar a segurança da força de trabalho. Durante a construção, é muito mais seguro acessar áreas perigosas ou de difícil acesso sem os riscos de saúde e segurança correspondentes da inspeção por um indivíduo. Eles também podem ser usados para mapear mudanças no projeto, rastreando quaisquer erros em tempo real na construção, que podem ser alimentados em um gêmeo digital.

DfMA
A sigla DFMA (design for manufacture and assebly) designa o desenvolvimento do produto desde o início da atividade ou criação, visando uma manufatura e uma montagem muito mais simples e econômica.
A ideia principal é criar um projeto para permitir a manutenção baseada em drones, isso nos leva a projetar usando o método DfMA. Embora muitas indústrias tenham adotado tecnologia para aumentar a personalização e customização para impulsionar os mercados, este é um desenvolvimento relativamente novo na construção.O que o DfMA exige é que o processo de design resulte em objetos e / ou materiais fáceis de fabricar ou montar. Pode ser um design modular, o uso de impressão 3D ou até mesmo laboratórios de construção locais, permitindo que peças e substituições sejam fabricadas de acordo com as especificações no local.
Realidade aumentada
Esse é uma ótima experiência de realidade virtual para mostrar aos investidores e compradores em potencial como algo pode ser no futuro, pois oferece uma sobreposição de visões do mundo real. Para isso, planos 3D e até mesmo hologramas de modelos virtuais são utilizados para melhorar a compreensão do projeto e facilitar a execução dos projetos.
Durante a construção, a capacidade de ver através das paredes e entender o caminho das instalações técnicas facilita o processo, reduz a possibilidade de erros e até orienta a construção. Isso significa que informações sobre tarefas detalhadas, alertas de segurança e outros tipos de suporte podem ser fornecidas para o que os trabalhadores estão vendo em tablets ou por meio de smart glasses e até mesmo capacetes.
Com toda essa inovação é garantido que esse segmento será mais leve e desenvolvido. Conta para gente qual das inovações você mais tem usado?