Fim do home office o que as empresas buscam em novos escritórios

Fim do home office: o que as empresas buscam em novos escritórios?

A pandemia da Covid-19 afetou o mercado imobiliário de forma acentuada, já que os funcionários de diversas empresas passaram a atuar em formato home office. Dessa forma, muitas empresas perceberam que não era mais necessário manter o espaço reservado para as suas sedes e partiram para a devolução de parte dos imóveis.

 Na cidade de São Paulo, por exemplo, desde o início da pandemia, o setor imobiliário registrou uma área total de 663 mil metros quadrados devolvida por empresas, segundo levantamento feito pela consultoria Newmark a pedido do Estadão/Broadcast. Só em 2021, os escritórios devolvidos somaram 390 mil m², o maior nível já registrado, superando até mesmo os 273 mil m² de 2020, quando a crise sanitária começou e os números negativos do setor só não foram piores porque empresas de tecnologia cresceram no período de pandemia e precisaram procurar novos espaços.

2022 traz mudanças ao setor imobiliário

 Após dois anos de pandemia, algumas empresas decidiram virar a chave e expandir seus espaços, visando a volta do trabalho presencial. Na capital paulista, é a primeira vez desde o início da pandemia — em março de 2020 — que os números de ocupação de lajes corporativas esboçam uma recuperação.

 No primeiro trimestre deste ano, a consultoria Buildings apontou uma melhora na taxa de vacância que, em relação ao fim do ano passado, caiu de 21,3% para 21%. Uma mudança que parece discreta, mas, diante do cenário dos últimos tempos, é motivo de celebração no setor.

 O ano de 2022 vem repleto de transições e novas experiências, onde as empresas terão mais visibilidade sobre o uso de seus escritórios e o modelo híbrido vem surgindo como uma opção relevante. É claro que os espaços seguirão sendo pouco ocupados, mas em 2023, a expectativa é que as empresas invistam ainda mais em seus locais de trabalho, o que tornará o retorno presencial compulsório — mesmo que híbrido. Apesar das facilidades e vantagens do home office, o trabalho presencial também tem seu valor, afinal, as interações humanas fazem diferença no rendimento e comportamento das pessoas na rotina, além de que a troca de informações se torna algo mais fácil quando acontecem de maneira presencial entre os profissionais. 

Quais são os modelos de escritório buscados pelas empresas?

Quais são os modelos de escritório buscados pelas empresas?

 Dois movimentos contribuem para o cenário mais favorável das lajes corporativas atualmente: o primeiro, de fato, é devido ao crescimento das empresas e o segundo está ligado ao aumento de área para comportar espaços de lazer, como restaurantes e salas de jogos, por exemplo. O setor imobiliário já sofre influências de novos modelos de edifícios inteligentes, ou seja, empreendimentos que oferecem mais serviços do que o comum, ajudando a atrair os funcionários ao trabalho presencial.

 A ideia de edifícios inteligentes está na otimização das tecnologias e do gerenciamento da infraestrutura do local, reduzindo gastos, ajudando na prevenção de acidentes e proporcionando mais conforto para os seus ocupantes. Você pode ficar por dentro de mais detalhes em relação a esse assunto lendo o nosso artigo: “Tendência: Edifícios Inteligentes e construção sustentável”

Fato é que, com a melhora nos números relacionados à pandemia, a tendência é que o trabalho presencial volte com ainda mais força nos próximos meses, e com isso, o surgimento de novas necessidades se tornam primordiais, assim como a velocidade em sua implantação. Cabe às construtoras entregarem escritórios que oferecem o que esse público procura. 

 A variedade de opções de escritórios é grande e a Pashal atende a todo tipo de demanda no setor da construção civil, por isso, para qualquer projeto, conte com a Pashal para oferecer as melhores soluções! Clique aqui para conversar com um de nossos consultores.

Inscreva-se!

Para receber os conteúdos Pashal


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Siga nossas redes sociais

    Conheça a
    Pashal

    Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo

    Inscreva-se!

    Para receber os conteúdos Pashal