Gerenciamento remoto de obras na construção civil

Gerenciamento remoto de obras na construção civil

A pandemia de Covid-19 obrigou milhões de funcionários a trabalhar remotamente e esta necessidade impulsionou a organização de um novo formato de trabalho que não era tão comum até então. Diferente de setores como telecomunicação e tecnologia, a construção civil não estava à frente na adoção de processos inovadores que possibilitassem o trabalho remoto em diferentes frentes.

No entanto, as tecnologias já disponíveis e os desenvolvimentos recentes já permitem avanços como o gerenciamento remoto de obras. Confira a seguir o que é usado para fazer a gerência das construções remotamente e as principais vantagens da prática.

O setor da construção civil tem se adaptado vagarosamente às inovações e, enquanto tenta incorporá-las, busca também corrigir problemas básicos. Planejamento de projetos permanecem em descompasso entre o escritório e o canteiro de obras e, em muitos lugares, as plantas ainda permanecem no papel.

Para fazer o gerenciamento remoto de obras na construção civil dar certo, o primeiro passo é digitalizar informações que ainda são analógicas, como projetos e contratos. Dispor desses dados no dia a dia é facilitar o trabalho, fazer alterações e consultas com facilidade e construir a base para o uso de softwares mais avançados. Esses processos devem ser adotados gradualmente até que a cultura da transformação digital esteja incorporada à empresa.

Outras informações relevantes que ajudam no gerenciamento de uma obra são os dados de colaboradores e de materiais. Em posse do primeiro, a alocação de times para o canteiro é facilitada, gestão de turnos e atividades. Já com a questão dos materiais de construção, ter informações relativas a pedidos, entregas, quantidades disponíveis e perdas. 

A automatização da coleta de tais informações permite o planejamento de atividades com maior assertividade e também o entendimento do nível de produtividade dos colaboradores. Além disso, em momentos de imprevistos, como a falta de um material, é mais fácil visualizar o que e quem está disponível para executar outra tarefa na obra enquanto o material não chega, por exemplo.

Gerenciamento remoto na prática

Para gerentes que precisam administrar equipes à distância, é necessário contar com uma estrutura adequada para tal trabalho. Confira a seguir os principais pontos de atenção para fazer o gerenciamento remoto da sua equipe com destreza e agilidade.

  • Defina um espaço físico para ser seu local de trabalho: apesar do trabalho remoto ter flexibilidade, o ambiente precisa ser preparado com os materiais de trabalho adequados para que eles estejam à mão durante o expediente e não limitem as atividades essenciais.
  • Uma boa conexão de internet: todos os envolvidos no gerenciamento de um projeto remoto precisam ter a internet confiável. Uma das melhores formas de garantir isso é optar pelo cabo de internet, que tem menos interferência,  ou uma banda larga potente.
  • Defina pontos ferramentas online comuns ao time de gestão: para fazer reuniões, gerenciar tarefas e trocar arquivos é essencial que todos os envolvidos usem as mesmas ferramentas. Isso garante mais agilidade no dia a dia e ajuda a coordenar melhor as entregas, andamento das atividades e prazos.
  • Aposte em reuniões de vídeo: o contato exclusivo por mensagens de texto pode gerar perdas na comunicação e também distanciar os colaboradores ao longo do tempo. Para manter todos na mesma página, discutir estratégias e resolver urgências, as ligações em vídeo são ideais. Elas fortalecem o diálogo da equipe e têm o poder de integrar agentes de diferentes frentes de uma vez só. O cuidado que se deve ter é com o número de reuniões e a pauta. Limitar o que será discutido ajuda a manter o objetivo em mente e desafogar as pessoas que têm agendas lotadas.

Apesar do gerenciamento poder ser feito de forma remota, visitas ocasionais a obra podem ser necessárias. Se esse for o caso, lembre-se de fazer um cronograma com as datas e avisar ao time da sua ausência.

Tomando nota destes pontos e contando com uma equipe engajada e confiável, o gerenciamento remoto será não só possível, mas também muito eficaz para os envolvidos no seu projeto. Para te ajudar a se desenvolver ainda mais como gestão, a Pashal preparou o eBook gratuito “Como lidar com a gestão de obras”. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

Inscreva-se!

Para receber os conteúdos Pashal


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Siga nossas redes sociais

    Conheça a
    Pashal

    Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo

    Inscreva-se!

    Para receber os conteúdos Pashal