Inteligência Emocional Para Engenheiros

A inteligência emocional no trabalho é uma das habilidades mais importantes para um profissional. A partir do gerenciamento das próprias emoções e dos sentimentos dos outros, é possível lidar com a pressão no dia a dia, conflitos nos relacionamentos interpessoais e outros desafios. Entenda como ela pode impactar na Engenharia Civil.

A importância de desenvolvermos a inteligência emocional

A inteligência emocional, ou EQ – capacidade de liderar, o Emotional Quotient, vem ganhando cada vez mais relevância no mundo corporativo, desempenhando um papel vital na capacidade de qualquer empregado de desempenhar eficazmente seu papel como parte de uma equipe profissional. Acontece que empregados ou grupos emocionalmente inteligentes com EQ elevado são mais produtivos e mais bem sucedidos do que aqueles sem EQ. A consciência ativa e a empatia fomentam a união do time e a motivação coletiva: todos trabalham para o sucesso do grupo, e da empresa em geral. 

Basicamente, a inteligência emocional é definida como a “capacidade de identificar e gerir as próprias emoções, bem como as emoções dos outros “. É um conceito semelhante à empatia. Ter inteligência emocional significa ser capaz de compreender sentimentos de raiva, ou tristeza, ou até mesmo alegria, e depois ser capaz de lidar com essa emoção de forma produtiva e saudável. EQ é o que permite que os empregados tenham conflitos com colegas de trabalho ou supervisores, e depois, respeitosamente, cheguem a uma solução mutuamente agradável. É o que nos permite fazer concessões em projetos, comunicar necessidades aos nossos supervisores, e expressar preocupações sobre a nossa própria capacidade de desempenho. 

Como a inteligência emocional pode ajudar engenheiros?

A inteligência emocional desempenha também um papel central quando se trata de resolver problemas e alcançar o sucesso no trabalho. As pessoas com elevado nível de EQ são mais capazes de sentir frustração durante um projeto complexo – como costumam ser os projetos de construção civil, visto que são cercados de desafios e responsabilidades.Sendo assim, indivíduos emocionalmente inteligentes em posições de liderança serão melhores na orientação de equipes e cumprimento de prazos.

Confira a importância da EQ em campo:

O auto-conhecimento 

Permite-nos compreender-nos a nós próprios.

A autogestão 

Permite sentir emoções negativas sem que causem grande impacto.

A Consciência Social 

É o que nos torna maduros para um trabalho em equipe.

A Gestão de Relacionamentos 

Empatia aplicada em resolução de conflitos. 

Esperamos que tenha aproveitado a leitura e compreendido um tema extremamente importante para os dias atuais. Compartilhe com os amigos.

Até a próxima. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais

Conheça a
Pashal

Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo