Motivação no canteiro de obras: Como engajar sua equipe?

Motivação no canteiro de obras: Como engajar sua equipe?

Uma construção civil é um projeto que envolve muitas pessoas, que vão do planejamento e arquitetura da obra até o trabalho no canteiro de obras. Fato é que as formas de organizar essa produção, dentro das obras, contemplam o serviço de gestão e, se alguns fatores não forem levados em consideração no contexto de trabalho, a produtividade sofrerá influência dessa má gestão, tendo em vista que incidem sobre o serviço como um todo.

 Identificar a eficiência na transformação dos recursos físicos presentes na obra, bem como detectar e quantificar a influência de fatores que possam ser relacionados a perdas dessa eficácia é um fator-chave para buscar a melhoria na eficiência da obra. Por isso, a Pashal evidencia no artigo a seguir alguns pontos que não podem ser deixados de lado na gestão da sua equipe em uma construção civil.

Por que o engajamento da equipe é importante para sua obra?

 A desmotivação ou a falta de engajamento de uma equipe de trabalho, certamente, pode ser um dos fatores que levam à baixa produtividade na construtora, por isso, é muito importante que a liderança tenha um diálogo frequente com o seu time. Esses diálogos servem para sentir a expectativa deles e também para motivá-los. Dividir os desafios e também ouvir a sua equipe é fundamental para criar uma boa relação.

 Outro caminho interessante para engajar e motivar sua equipe é fornecer qualificação. Esse é, muitas vezes, um ponto positivo até para a contratação de novos talentos. Essa forma ajuda a incentivar o profissional a não se acomodar, encarar novos desafios e o faz adquirir novos conhecimentos e habilidades.

Distribuição de funções de acordo com a equipe e as necessidades do trabalho

 A gestão de uma obra vai além do projeto no papel, o gestor deve saber de cada função que vai precisar e alocar sua equipe de forma com que, não só rendem o seu melhor, mas também estejam satisfeitos com a função, afinal, isso também afeta a produtividade.

 Não existe, no ramo da construção civil, uma regra que defina a equipe ideal para cada serviço. Dessa forma, são várias as estruturas de equipe possíveis e admitidas, podendo ser significativa a influência destas na produtividade. Os gestores devem conhecer as competências e capacidades do pessoal disponível e administrá-los de forma estratégica.  Apesar de ser bom para um engenheiro ter contato com diferentes áreas de uma obra, isso pode afetar a produtividade do projeto, ainda mais quando o tempo ou as finanças são essenciais. É necessário saber como escolher as pessoas, ocupando a equipe com trabalho com o qual estão mais habituados, isso serve para o engenheiro e para todo o pessoal envolvido. 

Alinhamento do prazo da obra junto da equipe

Podem existir situações em que os clientes não mencionam a data correta de conclusão da obra, e muitas vezes há mal-entendidos quanto ao momento exato em que um projeto deve ser entregue. Se o prazo ou orçamento não for devidamente considerado com os outros membros da equipe, o trabalho pode ser excessivo, o que reduz a qualidade e aumenta diversos riscos.

 Uma alternativa para evitar esse tipo de problema é escrever um programa onde todos da equipe devem estar cientes sobre as funções que irão realizar e em que momento. É importante entender se o tempo atribuído a uma determinada execução condiz de fato com a quantidade de trabalho necessário para entregar tudo.

O que é o Data Science e como ele pode ajudar na gestão da sua obra?

 O setor da construção civil se beneficiou demais do avanço das tecnologias digitais nas últimas décadas, o uso de softwares que processam cálculos complexos e tornam esta parte tão delicada e menos sensível a falhas humanas, evidenciam essa evolução. 

 Hoje, com o aumento do fluxo de dados e diminuição do preço de armazenamento de dados, empresas utilizam dados próprios para trazer insights e soluções mais inteligentes para seus próprios negócios e o Data Science surge como uma ferramenta que ajuda a gerar conhecimento através de dados. 

Confira o artigo Por que usar Data Science na construção civil? para entender quais os benefícios na otimização de recursos em uma obra, melhoria de processos e ganho na previsibilidade de entrega de cada estágio da obra baseando-se no ritmo da equipe clicando aqui

Inscreva-se!

Para receber os conteúdos Pashal


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Siga nossas redes sociais

    Conheça a
    Pashal

    Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo

    Inscreva-se!

    Para receber os conteúdos Pashal