Os 4 Maiores erros no gerenciamento de projetos

O Gerenciamento de obra é um passo fundamental para garantir a entrega do empreendimento com eficiência e segurança. Quando bem realizado, ele auxilia a evitar diversos incidentes, mantêm imprevistos das obras sob controle, prevendo as entregas e  cumprindo as atividades no prazo inicialmente acordado.

Em 2015, a revista Exame publicou uma matéria denominada “O Custo da Burrice”, abordando como a falta de planejamento e gerenciamento de obra prejudica a construção no Brasil. Os dados revelam que o costume médio do brasileiro é dedicar pouco tempo da obra para o planejamento, ⅕ do total. Em contrapartida, nos países mais desenvolvidos (Noruega, Suíça, Irlanda, Alemanha, Hong Kong, Austrália), a elaboração de projetos, montagem dos cronogramas e as projeções de custos consomem muito mais tempo: entre 40% e 50% de tempo previsto em uma obra.

A falha do gerenciamento ou grandes erros, causam diversos impactos na infraestrutura da obra e até mesmo na cidade em que ela está localizada. Por isso, é de extrema importância realizar esse procedimento da melhor maneira possível, dedicando bastante tempo e garantindo ao máximo a assertividade. Neste artigo, separamos os principais erros no gerenciamento de projetos, para que eles possam ser detectados com antecedência nas obras futuras. 

1. Comunicação Falha

Independente do segmento de uma empresa, uma comunicação eficaz  no ambiente de trabalho é fundamental para uma corporação manter-se alinhada. A comunicação tem o papel de transmitir mensagens claras, com o objetivo de aprimorar a rotina de trabalho. Na hora de gerenciar os projetos, ela torna-se base, uma vez que se faz necessário que todo o time tenha informações e dados necessários para a execução de suas tarefas. Falhas na comunicação costumam resultar:

  • retrabalho;
  • atrasos nas entregas;
  • prejuízos financeiros;
  • Divergências entre equipe;
  • estresse desnecessário.

2. Falta de informações

Assim como a comunicação, as informações são indispensáveis para uma execução de sucesso. Uma vez que, elas não transitam resultam em incontáveis problemas que refletirão em todos os aspectos da obra na totalidade.

Em projetos que faltam especificações de detalhes importantes, podem ocorrer dificuldades na execução. Lembrando que não basta acrescentar as informações necessárias, é importante transcrever de  forma  que facilite a leitura e entendimento. Ferramentas digitais podem trazer grandes soluções nesse sentido e ainda otimizar tempo de trabalho.

3. Problemas executivos

Não planejar bem, define outro erro que pode ser fatal para uma empreitada. É no momento do planejamento que cada responsabilidade, atividade e atribuições são conhecidas. É necessário entender que cada projeto é único,  tem suas particulares, por isso deve ser planejado de forma única e personalizada, dentro dos seus objetivos e necessidades.

Projetos mal planejados impactam no gerenciamento da obra, vice e versa.  Podendo apresentar incompatibilidades entre as diferentes disciplinas, prejudicando a qualidade da obra e prazos,

Os principais impactos na execução de um projeto mal compatibilizado:

  • custos adicionais não previstos na construção, devido ao retrabalho e insumos não previstos; 
  • atraso no cronograma na entrega;
  • divergências entre projetos arquitetônico X estrutural X MEP e, consequentemente, a geração de uma cadeia de falhas entre eles;
  • diminuição de qualidade, devido a improvisos;
  • falta de segurança.

4. Questões de legislação

Todas as normas incluídas em um projeto têm como objetivo: segurança, padronização e efetividade. O gerenciamento é fundamental nesse aspecto, essa área tem as maiores responsabilidades nesse assunto. O mau gerenciamento nesse sentido poderá resultar em inadequações no canteiro e/ou com equipe, causando o não atendimento das normas vigentes. Tudo isso impacta em todo o ciclo da obra, atingindo de maneira negativa diferentes etapas do empreendimento.

Os gerentes de projetos de engenharia devem sempre seguir boas práticas de conduta. Manter-se informado e atualizado deve ser prioridade! Contar com a ajuda da equipe e soluções tecnologias é fundamental. 

E aí, qual ferramenta você usa para otimizar a gerência dos seus projetos?

Deixa nos comentários! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais

Conheça a
Pashal

Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo