Produção X Produtividade na construção civil. Conheça as principais estratégias de produtividade

Um dos maiores desafios que os profissionais de engenharia e arquitetura enfrentam é fazer com que a execução dos serviços siga  fielmente o planejamento, orçamento e  cronograma estabelecido. 

Afinal, você sabe o que é produtividade na área da construção civil?

A produtividade da mão de obra está completamente ligada com a quantidade de funcionários e tempo necessário para finalizar a tarefa. É preciso relacionar o aproveitamento da quantidade de materiais necessários e o tamanho da equipe para realizar uma obra. Uma obra onde utilizamos menos recursos e/ou menos tempo que o esperado, podemos dizer que alcançamos mais produtividade.

Existem alguns métodos criados especialmente para se realizar essa medição, chamados de  indicadores de produtividade.

Criado pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o manual básico de indicadores de produtividade na construção civil expõe soluções para calcular a quantidade de funcionários e recursos necessários para construções específicas. O segmento responsável por realizar a gestão de produtividade na construção civil é o de Gestão de Apontamento. Baseado neste manual, um profissional fica encarregado de avaliar as horas trabalhadas da equipe de acordo com as etapas determinadas no projeto. Devem ser registrados também os gastos relacionados e os insumos usados nas tarefas. 

Para maior compreensão, segue exemplo:

  • Quantidade de funcionários operando;
  • Tempo gasto;
  • Materiais utilizados;
  • Inícios e entregas;
  • Quantidade de insumos desperdiçados.

Pontos que influenciam na otimização da produtividade – Dentro da organização no canteiro de obras;

  1. Tecnologias construtivas utilizadas;
  2. Segurança do trabalho;
  3. Gestão de equipe;
  4. Planejamento e controle.

Essas medições tem como finalidade identificar os fatores que precisam ser revistos para potencializar a produtividade. Conhecer os impactos da produtividade de uma obra é essencial para que os profissionais desenvolvam soluções para esses problemas.  Muitos falam sobre a necessidade de melhorar produtividade, porque é a chave para a economia e desenvolvimento.  O indivíduo construtora ou pessoa tem a missão de melhorar a produtividade e eficiência do trabalho, e esse fator deve se tornar parte diária da rotina de construção. A melhoria da produtividade é um contínuo processo.  Com o tempo a produção começa a ficar cada vez mais alinhada, principalmente quando são analisados diversas questões e feedbacks para a ação para a melhoria. O ciclo continua até que o nível de produtividade exigido é Alcançado. Lembrando, que uma análise da produtividade é completa apenas quando qualidade e segurança também são considerados. 

3 DICAS PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Conteúdo bônus: https://www.youtube.com/watch?v=qDoqPHuy-fc

Gostou do nosso artigo? Deixe seu feedback para nosso equipe de criação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais

Conheça a
Pashal

Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo