A tecnologia tem muito a contribuir com o setor de construção civil. Já são diversas inovações que auxiliam o trabalho dentro e fora do canteiro de obras, otimizando recursos e processos, interferindo diretamente na qualidade das entregas. Apesar do setor se adaptar lentamente às mudanças tecnológicas, os drones, por exemplo, já estão sendo amplamente utilizados nos canteiros de obras. Isso porque eles já não são mais um sonho futurista abstrato, sendo utilizados ​​na maioria das indústrias.

Segundo o Drone Base, apenas em 2018 o uso de drones teve aumento de 239% na construção civil. E não é para menos, eles auxiliam muito no trabalho. Veja como utilizar estes aparatos em suas obras e seus benefícios.

Medições e melhora na segurança

Uma das causas mais frequentes de acidentes de trabalho, inclusive fatais, na construção civil são as quedas. Os trabalhadores geralmente precisam subir em plataformas instáveis ​​e em condições perigosas ao fazer medições manuais. Assim, os drones podem substituir os trabalhadores nessas situações e mitigar os riscos no canteiro de obras. 

Os drones atuam para monitorar o local de trabalho através de câmeras de vídeo. Eles verificam as questões de segurança, se as estruturas estão firmes e estáveis e se os trabalhadores estão devidamente equilibrados. Assim, ele garante mais segurança para os trabalhadores, além de otimizar processos.  

Mapeamento Topográfico e Levantamentos Terrestres

O planejamento de projetos complexos e de grande escala necessita da análise de mapas topográficos, já que determinados terrenos exigem diferentes tipos de projetos. Porém, os mapas, apesar de muito úteis, são caros e sua produção demanda muito tempo. Os drones são capazes de mapear grandes quantidades de terra e podem auxiliar na visualização da topografia de um local, em bem menos tempo. 

Com isso, ganha-se em tempo e orçamento, evitando desperdício e atrasos nas obras, com a vantagem de obter mais precisão antes de começar o projeto. A coleta dessas informações prévias pode, ainda, ajudar a determinar a viabilidade e auxiliar no projeto.  

Inclusive, imagens produzidas em alta resolução pelos drones podem ser manipuladas em modelos 3D permitindo a identificação de possíveis desafios antes da construção e a detecção de erros no escopo. 

Gerenciamento remoto e relatórios de progresso

Os drones podem produzir imagens aéreas e fornecer uma noção do progresso do projeto. Isso é útil para o gerenciamento remoto da obra, uma tendência fortemente impulsionada pela pandemia de covid-19. Essas imagens auxiliam também a colaboração interna das equipes, enviando informações para o software conectado durante os sobrevoos. Equipes de projeto, engenheiros, gerentes de construção, operários e proprietários podem acessar os dados simultaneamente, acompanhar o projeto e detectar eventuais erros que possam ter ocorrido. 

Além disso, o próprio cliente pode monitorar remotamente o progresso do projeto, o que garante a ele que seus investimentos estão sendo bem utilizados.

Rastreamento dos equipamentos 

Em especial em grandes obras, muitas vezes o gerente do projeto pode perder a noção de onde algum equipamento está localizado. O drone facilita a tarefa de encontrar o equipamento. Isso também ajuda a certificar se os equipamentos estão onde devem estar, garantindo a organização no canteiro de obras

Isso é útil também para verificar se algum equipamento que não está sendo mais utilizado continua no local, evitando cobranças adicionais.

Benefícios para empresas e clientes

Portanto, empresas e clientes se beneficiam com o uso de drones na construção civil. Eles promovem melhores padrões de segurança, mais eficiência, redução de despesas e mais precisão dos dados. Com mais assertividade nos processos, os clientes e negócios ganham em diversas frentes. Isso diminui, inclusive o atraso em obras – um dos maiores pontos de melhoria no setor.

Aproveite e leia já “Como fazer um planejamento de obras eficiente” e tenha mais insumos para evitar o atraso nas suas entregas na construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *