5 dicas para manter o canteiro de obras organizado

Um canteiro de obras organizado é primordial em uma obra. Os benefícios são imensos, entre eles a otimização de tempo, segurança dos trabalhadores e até mesmo economia financeira. 

Um ambiente de trabalho desorganizado atrapalha o andamento das atividades, já que obstáculos espalhados pelo canteiro de obras podem dificultar o deslocamento dos trabalhadores e causar demora nas tarefas, ou, pior do que isso, provocar acidentes de trabalho. 

Manter o canteiro de obras organizado é obrigação de todos os envolvidos, mas é preciso haver uma fiscalização rigorosa até que isso se torne uma rotina. Confira 5 dicas para conseguir um ambiente limpo e organizado. 

1 – Planeje antes

Antes mesmo de começar a obra, deve ser determinado onde serão guardados equipamentos e insumos que serão utilizados no trabalho. Deve ser um local estratégico, onde todos tenham acesso, inclusive veículos pesados que venham a descarregar matéria prima necessária.

Um ambiente organizado deve ser pensado e planejado com antecedência.

2 – Mantenha no local somente o que for necessário

A equipe deve manter no canteiro de obras apenas as ferramentas necessárias para executar as tarefas que deve concluir. O equipamento não necessário deve permanecer em uma ferramentaria, que é um recurso importante para manter o local organizado. O que não for preciso, não deve estar espalhado pelo canteiro. 

3 – Observe e siga as normas  

Há normas que orientam e determinam medidas a serem tomadas para manter uma padronização e para garantir a segurança dos trabalhadores nos canteiros de obras. É primordial conhecer essas regras e colocá-las em prática, pois elas dão diretrizes para manter o ambiente salubre e organizado.

A NR-18 é uma das legislações mais importantes para a construção civil. Trata-se de um conjunto de diretrizes que têm como objetivo promover o bem-estar e a segurança dos trabalhadores do segmento. 

Elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é bem abrangente e trata sobre questões administrativas, organização do canteiro e planejamento das obras.  

A NR-18 é de extrema importância e os profissionais da construção civil têm a obrigação de conhecê-la.

4 – Oriente os trabalhadores a manterem o ambiente organizado e limpo

Os responsáveis pela obra devem ser incansáveis em orientar os trabalhadores sobre a importância de manter o canteiro de obras limpo e organizado. Todo o lixo produzido na obra deve ser descartado e é necessário que eles sejam constantemente treinados para fazê-lo da forma correta.

5 – Prefira alugar equipamentos

Alugar os equipamentos necessários para cada obra traz vários benefícios e pode ser mais vantajoso. 

Quando sua empresa opta por alugar, isso faz com que a quantidade de equipamentos, máquinas e ferramentas no canteiro de obras diminua, já que apenas estará lá o que for necessário, e logo após o uso poderá ser devolvido à locatária.  

Essa opção, além de prática, é mais econômica, já que não é necessário um investimento alto para a compra, manutenção ou depósito para armazenamento após a conclusão da obra. Confira aqui por que alugar equipamentos pode ser uma opção muito melhor do que comprar. Se a sua empresa pretende alugar equipamentos, mas não sabe onde fazer isso, a Pashal pode te ajudar, já que oferece esse serviço com profissionalismo, qualidade e experiência de anos no mercado. Entre em contato e veja todas as possibilidades.

Inscreva-se!

Para receber os conteúdos Pashal


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Siga nossas redes sociais

    Conheça a
    Pashal

    Com mais de 30 anos de experiência a Pashal é referência para diversas áreas de atuação. Saiba mais no botão abaixo

    Inscreva-se!

    Para receber os conteúdos Pashal