Alugar equipamentos para grandes obras na construção civil pode ser uma ótima solução. Além de ser a opção mais econômica, há diversos benefícios como logística, redução de problemas com instalação e defeitos, atendimento especializado, entre outras vantagens. Caso ainda esteja com dúvidas a respeito de alugar ou comprar, o artigo “7 motivos para alugar equipamentos para sua obra ao invés de comprar” pode ajudar você.

Veja agora como funciona o aluguel de equipamentos e algumas dicas para esse processo.

Como funciona a locação de equipamentos para obras

O primeiro passo para o aluguel de equipamentos é a definição de quais materiais serão alugados. Os responsáveis pela obra selecionam, de acordo com as características do projeto, quais equipamentos serão necessários ao planejar cada etapa de trabalho.

Toda obra precisa de um planejamento prévio, não só para identificar quais equipamentos serão necessários e por quanto tempo, mas também para prever gastos e para que tudo entre de maneira organizada em um cronograma, de modo a garantir os prazos.

O responsável pelas compras ou aluguel deve entender bem do assunto e ter um bom conhecimento técnico. Sua formação ajudará a avaliar o que é melhor para a obra. 

A partir do momento em que estiverem bem definidos os equipamentos necessários, deve-se procurar uma locadora de confiança para contratar esses equipamentos. Veja algumas dicas na hora de escolher uma empresa e evitar problemas:

A locadora segue as leis?

Verifique a idoneidade da empresa. Isso é de extrema importância e você deve analisar se ela segue as normas, tanto como a emissão de nota fiscal dos equipamentos alugados, quanto normas de segurança, por exemplo. Não deixe de pedir, também, sua proposta de contrato, pois a partir dela é possível ver seus direitos e deveres, além da sua fatura de locação.

Verifique a frota de equipamentos

Uma frota ampla é uma garantia de que a locadora poderá atender sua obra da melhor forma. Além disso, caso você precise trocar algum equipamento, uma locadora que não tenha uma frota tão vasta pode te deixar na mão no meio da sua obra. 

Vale a pena, também, priorizar empresas que estejam próximas da localização da obra, já que isso facilita a entrega e devolução dos equipamentos.

Verifique a qualificação do time que irá lhe atender

Uma empresa que conta com uma equipe de profissionais qualificados garante um atendimento de qualidade. Esses profissionais saberão indicar os equipamentos mais apropriados para os objetivos da sua obra e isso facilitará os processos, evitando futuros problemas.

Busque referências

Busque boas referências. O tempo de atividade também deve ser levado em consideração, já que uma empresa que se mantém há muito tempo no setor mostra que tem credibilidade e confiança dos seus clientes.

O que analisar após a escolha da locadora

Após escolher a locadora de equipamentos, há outros detalhes importantes a serem verificados:

Acompanhe o andamento da obra

Após seguir todos os passos necessários é primordial estar por dentro e acompanhar todo o processo de aluguel, para verificar se tudo está andando conforme o planejado. O aluguel não termina quando se faz o pedido com a empresa que vai lhe atender, isso é só o começo. É preciso estar por dentro de todas as etapas da obra, acompanhar o recebimento dos equipamentos, verificar se estão corretos e em bom estado de funcionamento.

Alugue com a Pashal

A Pashal é uma excelente opção para alugar equipamentos para grandes obras. Com mais de 30 anos de experiência e confiança no mercado, alugar com a Pashal é garantia de praticidade e qualidade a preços justos. 

A empresa conta com engenheiros civis para garantir o melhor suporte e atende todo o Brasil. Em algumas unidades é possível ainda fazer frete com caminhão da Pashal, com toda a facilidade. Além disso, não apenas alugamos os equipamentos, como também projetamos a estrutura conforme a necessidade do cliente.
Entre em contato e confira todas as possibilidades que a Pashal oferece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *