O andaime multidirecional proporciona mais segurança e conforto para os trabalhadores. Além disso, possui capacidade para suportar grandes cargas – o que o torna especialmente útil para trabalhos mais desafiadores como os feitos na manutenção industrial.
Continue a leitura e entenda o que faz o andaime multidirecional ser a alternativa ideal para a manutenção industrial, como utilizá-lo e quais são os seus componentes.
O que é o andaime multidirecional?
O andaime multidirecional é um tipo de estrutura de suporte utilizado na indústria para acesso a áreas elevadas durante a manutenção, construção ou reforma de equipamentos e instalações. É uma solução flexível e versátil que permite o acesso seguro e eficiente a diferentes locais, graças à sua capacidade de altura de adaptação a diferentes geometrias e configurações.
Seus tubos e plataformas em aço galvanizado, bem como a gama completa de acessórios, constituem um conjunto eficiente e mais resistente na realização de cada projeto.
Vantagens do andaime multidirecional:
Altamente versátil
Ao contrário dos andaimes convencionais, que geralmente são compostos de tubos e braçadeiras, o andaime multidirecional utiliza um sistema modular de encaixe de peças, que pode ser facilmente ajustado para se adequar às necessidades específicas de cada projeto, independente da sua complexidade.
Alta capacidade de carga
Adequado para suportar grandes volumes de materiais e equipamentos, o andaime multidirecional é particularmente importante em projetos de manutenção industrial, onde pode ser necessário movimentar grandes máquinas ou equipamentos pesados. É importante mencionar a alta capacidade de carga também proporciona mais segurança na hora do transporte, uma vez que evita-se a danificação de maquinários caros, o que gera prejuízo ao projeto e pode causar acidentes de trabalho.
Seguro para o trabalhador
Possui um sistema de travamento por encaixe, corrimão com guarda-corpos de proteção e oferece maior mobilidade para os trabalhadores, permitindo que eles se movam livremente em todas as direções, sem a necessidade de se deslocar constantemente para ajustar a posição do andaime.
Além disso, o andaime multidirecional é fácil e rápido de montar e desmontar, o que economiza tempo e dinheiro.
Elementos do andaime multidirecional:
- Poste vertical: elemento vertical principal que serve como base para todo o andaime;
- Travessa horizontal: colocado entre os postes verticais que ajuda a distribuir o peso do andaime;
- Diagonal: elemento que é colocado em um ângulo diagonal em relação às travessas horizontais e ajuda a fortalecer a estrutura;
- Plataforma: local onde os trabalhadores ficam enquanto trabalham no andaime;
- Escada: permite o acesso dos trabalhadores à plataforma;
- Rodapé: fica na base do andaime para impedir que objetos caiam ou para fornecer um suporte adicional;
- Fixadores ou “bicos”: ancoragens que permitem fixação do andaime a olhais, colocados na estrutura intervencionada (por exemplo, uma fachada).
Além de todas estas peças, existem outros acessórios mais específicos. Confira:
- Abraçadeira e espiga de empalme: permitem a conexão de dois tubos, através da suas extremidades;
- Discos amovíveis ou “bolachas”: discos multidirecionais que podem ser colocados fixos em tubo ou prumos;
- Vigas: para lances ou longos ou estruturas reforçadas e com capacidade de carga superior;
- Pé inicial de andaime ou “copo”: inclui um disco que permite colocar elementos transversais quase ao nível do solo;
- Barras reforçadas: para estruturas com capacidade carga superior;
- Esquadros: permitem a extensão da plataforma de trabalho, assim como contornar obstáculos ou irregularidades existentes na estrutura intervencionada;
- Terminais duplos: peças com pastilhas nas duas extremidades, que permitem a conexão entre dois discos do andaime multidirecional.
Faça sua locação agora mesmo!
Se você está em busca de uma empresa que ofereça a locação de andaime multidirecional com qualidade e segurança para sua manutenção industrial, clique aqui e fale com os nossos especialistas.